Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Taquaruçu do Sul destaca produtos locais e valoriza
comunidade
Texto e fotos: Laura Pazuche Lopes
Nesta quinta-feira (28), teve início a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato, de Taquaruçu do Sul, com uma variedade de produtos artesanais e alimentos frescos. A abertura oficial ocorreu por volta das 8h no trevo de acesso à cidade, permanecendo aberta até as 17h.
Localizada ao ar livre, a feira é uma iniciativa do município que busca valorizar e destacar os produtos cultivados e produzidos pela comunidade. Uma excelente oportunidade para apreciar e adquirir os trabalhos artesanais, e alimentos frescos e saudáveis, diretamente com os produtores.
O destaque do evento é a venda de peixes vivos, que acontece até o meio-dia do dia 29. Piscicultores locais trazem uma variedade de espécies prontos para serem levados para casa e preparados com todo o frescor. Entre as opções, você pode encontrar húngara, cabeçuda, e carpas. Os peixes maiores chegam a pesar 10 kg, e os menores, uma média de 2,5 kg. Os visitantes têm a oportunidade de escolher
seus peixes na hora e receber orientações sobre o seu modo de preparo.
Além dos alimentos frescos, a feira também é um local de interação e aprendizado. Para os amantes do artesanato, é impossível não se encantar com a diversidade de técnicas e materiais utilizados, dando vida a peças tradicionais e contemporâneas através da criatividade. As peças feitas à mão ganham um charme ainda maior, pois oferecem todo o contexto exclusivo que o artesanato transmite.
Por ser um evento popular na comunidade, a feira desempenha um papel crucial no incentivo à economia local, proporcionando aos produtores e artesãos a oportunidade de exibirem e comercializarem seus produtos diretamente aos consumidores.
Ao apoiar a agricultura familiar, os visitantes não apenas desfrutam de produtos artesanais e de alta qualidade, mas também contribuem para a sustentabilidade e o crescimento local.