Texto: Kemily Jenifer
Fotos: GZH
Na manhã desta quarta-feira (27), cerca de 700 produtores leiteiros se reuniram com seus aproximadamente 50 tratores para protestar contra o novo modelo de importação de leite adotado pelo governo estadual e federal.
A parada está acontecendo na rodovia BR-386 , que faz divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em Frederico Westphalen, e tende a se estender ao longo do dia, segundo os manifestantes. Durante o movimento, os grupos entregam panfletos informativos, enquanto realizam a passeata que fecha a rodovia. O movimento é organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag).
Segundo o coordenador, a mobilização tem o intuito de chamar a atenção do governo para a precária situação que os produtores de leite têm vivido. A principal delas é a importação desenfreada do produto de países da América Latina, como Argentina e Uruguai. Reivindicam, assim, que estas autoridades analisaem as regras comerciais do Mercosul e solucionem essa crise no meio leiteiro.