Texto: Emilly Rodrigues
Imagens: página do Instagram de “Horizonte”
A animação Horizonte, criada por Bruno da Costa em 2021, começou como um jogo de RPG e expandiu para a produção audiovisual, tendo selecionado o elenco de voz dos personagens, o que deu mais credibilidade à animação. Em 2023, a equipe consolidada conta com o diretor e concept artist André Taveira, o animador e supervisor Pedro Motta e uma equipe de animadores e ilustradores produzindo o episódio piloto, que será lançado este ano no YouTube.
A história se passa em uma época distópica, com um regime ditatorial ameaçado pelo terrorismo dividido entre a Central e os setores A, B, C e D. A protagonista Verônica (Alcione Weizmann) e seu parceiro Bruce (Fox Pereira) defendem a central, enquanto o vilão Mors (JV Fiori) e a terrorista Pluvia (Davi Tucuxi) tentam derrubar o regime. A classificação indicativa é para maiores de 16 anos, para que os produtores não precisem limitar o processo criativo por motivos de faixa etária e que possam ter mais possibilidades de produção.
A produção de uma animação é complexa e requer diversas etapas e áreas artísticas. O começo de tudo passa por uma cena do storyboard, para adaptar a cena para uma animação, usando um software. A chave do negócio é justamente a comunicação e o feedback constante.
“Como projeto, o Horizonte surge de um problema que eu senti desde 2021, mas eu sei que ainda é a realidade de muitos artistas, que é a falta de perspectiva profissional, a minha ideia é a gente consiga dar oportunidade a esses artistas ainda no início da carreira, seja quem está iniciando ou já está apto ao mercado profissional”, relata Bruno na página do Instagram da animação, onde o produtor atualiza os fãs sobre as novidades da produção e traz curiosidades sobre o entretenimento artístico.
Nessa página, é possível observar a participação de artistas que se sentem motivados pelo Horizonte, além de espectadores dos mais diversos gêneros de entretenimento, que esperam ansiosos pelo episódio piloto, que promete apresentar todo o universo do Horizonte, além de incentivar os iniciantes e profissionais artistas que existem no Brasil.