Ocorrerá dos dias 10 a 13 de novembro o primeiro encontro de práticas e pesquisas antirracistas do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria Campus de Frederico Westphalen. Este evento ocorrerá com uma organização juntamente com a ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), UFSC (Universidade de Santa Catarina) e o grupo de pesquisas CriaNegra da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) com apoio da Pró Reitoria de Extensão.
O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Programa de Extensão Mão na Mídia da UFSM-FW e está sendo organizado pela professora Janaína Gomes da UFSM-FW “Temos a expectativa de ampliar a discussão que se deu início em julho deste ano com o primeiro ciclo de debates antirracistas para práticas e pesquisas comunicacionais”, conta a organizadora do evento, professora Janaína Gomes.
Segundo o release do evento, divulgado anteriormente para compreender os indicadores contextualizados na perspectiva racista social onde dados do Atlas da Violência de 2019 revelaram que 75,5% das vítimas de homicídios são pessoas negras. Entre 2007 a 2017 “a taxa de homicídios de negros aumentou 33,1% (32,4% para 43,1%) enquanto de não negros a elevação foi de 3,3% (15,5% para 16%), o evento terá na mesa de abertura Andrey Régis de Melo, Defensor Público, dirigente do Núcleo de Defesa Criminal da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Igor Mussolin
Edição: Luciana Carvalho