No final deste ano de 2020 foram divulgados os vencedores das 5 categorias do Prêmio RUBRA, que é especializado e construído pensando em um cenário de pandemia, com as universidades mobilizadas para produção e divulgação de ciência durante este período.
Dividido nas categorias reportagem especial, documentários, podcasts, rádio drama e divulgação científica, os prêmios tiveram várias universidades do Brasil que conquistaram 1º a 3º lugar, além das menções honrosas. O troféu de menção honrosa do projeto Agência da Hora no Combate à desinformação se enquadrou nas divulgações científicas, estando acompanhado da UFMG (Federal de Minas Gerias), UFOP (Federal de Ouro Preto) e UFPI (Federal do Piauí).
A coordenadora do grupo de audiocasts do projeto, professora Miriam Quadros, fala um pouco sobre o reconhecimento da UFSM-FW pelo recebimento deste prêmio “Representa um reconhecimento muito importante por todo o trabalho de jornalismo que já vem sendo desenvolvido no curso de jornalismo da UFSM-FW, em especial a produção sonora”, conta a professora.
Professora Miriam ainda ressalta sobre o trabalho ser desenvolvido em uma situação completamente atípica, no momento de pandemia onde todos os membros do projeto trabalharam de suas casas e desenvolveram desde a gravação até a edição e publicação de conteúdos totalmente remoto, de forma online “Esta menção honrosa também vem coroar os estudantes, técnicos e docentes que se envolveram neste processo tão atípico.”
O projeto Agência da Hora no Combate à Desinformação foi desenvolvido durante o período do início da pandemia da COVID-19, quando os casos e óbitos aumentavam a cada dia. Tínhamos como objetivo levar conhecimento e informação a todo tipo de público. “O prêmio da menção honrosa mostra que conseguimos chegar perto deste nosso objetivo.” Conclui Miriam Quadros.
Texto: Igor Mussolin
Edição: Luciana Carvalho