Estão abertas as inscrições para o Curso de Combate ao Racismo da UFSM, que ocorrerá dos dias 05 a 30 de outubro. Com inscrições online até dia 02/10/2020, o curso terá como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica, à combater o racismo.
Além de buscar compreensão sobre desigualdade racial, o curso visa também que os estudantes entendam a estruturação do racismo no Brasil, bem como a desigualdade social do país. Em parceria com o programa de extensão Mão na Mídia, Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) do campus Frederico Westphalen, e Observatório de Direitos Humanos da UFSM, o curso foi iniciativa da professora do DECOM Janaína Gomes e será ministrado pelo diretor de Direitos Humanos da UFSM, Victor De Carli Lopes e Aline Escobar. =
“Nós estamos tendo uma procura bem boa, o que reflete que já era uma demanda de longa data dos estudantes. Esperamos com esse curso poder sensibilizar cada vez mais pessoas em torno das pautas raciais e ter parceiros estratégicos na luta antirracista”, afirma Victor, diretor do Observatório de Direitos Humanos da UFSM.
A professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW, Janaína Gomes ressalta que a ideia do curso partiu de estender o Curso de Combate ao Racismo que já era oferecido para docentes e técnicos administrativos da UFSM para os estudantes. Quando Victor participou do evento Ciclo de Debates sobre Jornalismo Antirracista do DECOM-FW convidamos ele para fazer junto com o projeto de extensão Mão na mídia. O curso será oferecido em quatro módulos, via Moodle, com duração de 4 semanas. Os temas abordados serão: Definindo Racismo Estrutural, A Cor da desigualdade: Movimento Negro e Feminismo Negro. O Curso será ministrado por Victor De Carlo do Observatório de Direitos Humanos (UFSM) e Aline Vargas Escobar. Entre os módulos teremos dois encontros via meet chamados “Café com Debate” nos dias 15 e 29 de outubro. Todo o evento será a distância, com encontros no aplicativo Google Meet.
Texto: Igor Mussolin
Edição Luciana Carvalho