Beber água a cada 15 minutos elimina o novo coronavírus do organismo? Tomar vitaminas e chás pode curar a covid-19? Essas são algumas dúvidas que surgem a partir da quantidade de informações que recebemos diariamente em nossas redes sociais. Muitas delas são boatos, fatos sem comprovação ou inverdades, que acabam atrapalhando o combate à pandemia.
Para ajudar a comunidade da região a separar os fatos dos boatos, será lançado no dia 1º de junho o projeto de extensão ‘Agência Da Hora No Combate À Desinformação: jornalismo colaborativo, checagem de fatos e curadoria de informações durante a pandemia’, uma iniciativa do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.
A partir da próxima semana, serão veiculados boletins informativos em rádios da região, criadas listas de e-mails e whatsapp para envio de newsletters com informações a quem manifestar interesse, além da publicação de notícias e reportagens nas páginas da Agência Da Hora da UFSM-FW nas mídias sociais. Também será criado um site específico para o projeto, a ser lançado nos próximos dias.
O cadastro para receber por e-mail a newsletter do projeto pode ser feito no link http://bit.ly/combateadesinformação. O e-mail do projeto é checagemdahora@gmail.com. Para acompanhar os conteúdos, siga as páginas da Agência Da Hora nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadahoraufsm/
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadahora
Twitter: https://twitter.com/agenciadahora
Se preferir receber notícias pelo celular, adicione o whatsapp nos seus contatos e envie mensagem para 55 999850580