Crisântemos, hibiscos, costelas-de-adão, pitangas e morangos, entre outros elementos naturais, nos são apresentados na obra Natureza que nos olha pelo olhar sensível da fotógrafa e professora do Departamento de Artes Visuais Raquel Fonseca. O trabalho, realizado durante três anos nos jardins do Colégio Politécnico com a colaboração do professor Leopoldo Witeck, foi publicado no ano passado pela Editora FACOS-UFSM.
As fotografias que compõem o livro nos aproximam de uma planta, flor, inseto ou borboleta de forma poética e ao mesmo tempo científica, com os nomes das espécies nas legendas. Para a pesquisadora de Artes Visuais, essa criação fotográfica é “fruto de uma observação do mundo natural que olhamos, mas nem sempre vemos”. A fotografia revolucionou a maneira como vemos, mantendo “uma relação confusa com o real”, segundo Raquel. Dessa forma, para ela, a fotografia, com o seu silêncio, acaba por exaltar e nos falar da sua beleza e talvez nos responda sobre o desejo de beleza que reside no ser humano.
“Em princípio, o lugar [jardins do Colégio Politécnico] foi escolhido para dar minhas aulas de fotografia no aprendizado da macrofotografia”, conta a artista, que é coordenadora do grupo de pesquisa LabFoto, na UFSM. A macrofotografia consiste no registro de pequenas coisas, com o objetivo de mostrar e valorizar detalhes, imperceptíveis a olho nu.
Natureza que nos olha faz parte de um vasto repertório de trabalhos expostos da artista, que conta com fotos publicadas em revistas, jornais, cartões postais e uma série de fotos adquiridas pela BNF (Biblioteca Nacional da França). Atualmente, Raquel está realizando seu pós-doutorado na França.
Com uma tiragem de 500 exemplares, Natureza que nos olha pode ser obtido de forma gratuita. Os interessados devem entrar em contato com o Gabinete do Reitor, sala 509, 5º andar da Reitoria.
Repórter: Júlia Goulart
Foto: Raquel Fonseca