Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

Consulado dos EUA em Porto Alegre

20 anos depois do fechamento do consulado norte-americano, capital gaúcha conta apenas com um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto

O início de 2017 marcará a abertura de um novo consulado estadunidense em Porto Alegre. Após 20 anos do encerramento da primeira missão norte-americana na capital gaúcha, a finalização da construção do novo prédio está prevista para o fim deste ano. O plano de reabrir o consulado dos Estados Unidos na cidade vem desde 2013. Devido à burocracia estadunidense, as obras na Avenida Assis Brasil, Zona Norte da capital, foram iniciadas apenas em 2015. O primeiro consulado, aberto em 1918, foi fechado em 1996, por conta de uma reestruturação feita pelo Departamento de Estado norte-americano no mundo todo.

John C. Jacobs, cônsul estadunidense no Rio Grande do Sul, esteve recentemente em Santa Maria para ministrar uma palestra magna aos alunos do curso de Relações Internacionais da UFSM.  Jacobs falou sobre a construção do consulado em Porto Alegre, suas expectativas e projetos para o futuro, as razões para a criação do consulado e as relações entre Brasil e Estados Unidos.

As parcerias firmadas entre o governo estadunidense e as universidades públicas brasileiras foram outro assunto comentado pelo cônsul. “Com o consulado em Porto Alegre, o intercâmbio de informação e pessoas é muito mais simples.” Projetos de incentivo à pesquisa, como o Ciência sem Fronteiras, fazem parte da agenda do consulado.

“Nosso principal objetivo é facilitar a entrada de brasileiros. Nós estamos sempre trabalhando para criar ou para fortalecer esses vínculos. Pensamos que aproximação é sempre uma coisa boa; intercâmbio de informação; coisas que os brasileiros podem ensinar aos americanos e vice-versa. O Rio Grande do Sul é o quarto ou quinto maior estado do Brasil e Porto Alegre é uma cidade importante do país. Acho que, por essa razão, a escolhemos”.

Os três principais objetivos para a abertura do consulado em Porto Alegre são:

1- facilitar a expedição de vistos para brasileiros que desejem viajar aos EUA e auxiliar americanos que vêm para o Brasil. Existem três consulados estadunidenses no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A embaixada fica em Brasília). Com a abertura do consulado em Porto Alegre, o deslocamento de moradores da região Sul do país que solicitam vistos de entrada no país norte-americano diminuirá. Desta forma, todo o processo poderá ser feito na capital gaúcha.

Enquanto isso, a primeira etapa presencial de solicitação de visto para entrada nos Estados Unidos é feita no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv). Neste local são coletados os documentos e os dados pessoais de cadastro, como foto e impressões digitais, de maneira a agilizar o processo para que apenas a etapa da entrevista seja feita nos consulados ou na embaixada.

2- criar vínculos mais fortes entre os dois povos, intensificando suas trocas e experiências culturais. Ao facilitar o turismo em ambos os sentidos, o contato entre as duas culturas pode estreitar-se, aumentando a troca de informações entre os países.

3- incentivar o comércio e facilitar o intercâmbio comercial entre os dois países, bem como auxiliar empresas americanas a investir ou vender seus produtos no Brasil. Objetivo endossado pela presença de multinacionais estadunidenses em solo gaúcho, como a General Motors, e de empresas gaúchas em solo americano, como a Gerdau.

Reportagem: Mateus Santi

Fotografia: Rafael Happke