Oscar Valdetaro de Torres e Mello foi o arquiteto que assinou o projeto do campus sede da UFSM, recebendo um prêmio na Bienal de São Paulo por isso. Após vencer um concurso para projetar a cidade universitária, nos anos 1960, Valdetaro desenhou os prédios do campus com inspiração nas belas paisagens do Rio de Janeiro, onde o arquiteto tinha seu escritório, em parceria com outros profissionais da área.
Enquanto o desenho do campus criava forma pelas mãos de Valdetaro, o arquiteto recebia visitas frequentes do reitor fundador, José Mariano da Rocha Filho, que conferia de perto o andamento do projeto. Após seu término, Valdetaro viajava uma vez por mês para Santa Maria para acompanhar seu trabalho ganhar vida. Entre suas criações, o arquiteto considerava a Biblioteca Central como a obra mais bela do campus.
Nascido em 1924, em Minas Gerais, Valdetaro foi desenhista e estagiário do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Uma grande obra brasileira que Valdetaro contribuiu para que fosse projetada foi o Estádio do Maracanã, inaugurado em 1950. O arquiteto faleceu em 1976, aos 51 anos.