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UFSM aprimora experiência digital

Projeto do CPD da UFSM busca renovar funcionalidades e a identidade do ambiente digital e universitário



Convergir. Conectar. Colaborar. Esses são os três ‘cês’ que acompanham o novo conceito de atuação do Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM. Em 2014, durante o processo de reestruturação do CPD, seus gestores perceberam que o órgão precisava estar à disposição das demandas da comunidade acadêmica, além de oferecer seu trabalho à administração da UFSM. Eles estabeleceram que seria preciso criar um conteúdo que fosse útil aos usuários, ao mesmo tempo que propiciasse a experiência de não mudar de ambiente, ao navegar pelos diferentes conteúdos e meios eletrônicos da Universidade, através de sites com identidade visual semelhante. Com a união das ideias, foi criado o UFSM Digital.

 

As metas do UFSM Digital estão divididas em três etapas. A primeira é a convergência. O objetivo é deixar os portais, páginas de periódicos e Pró-Reitorias com a mesma cara, e permitir que professores, alunos e servidores se envolvam mais nas produções de conteúdo. Para isso, o primeiro passo foi a criação do Farol (www.farol.ufsm.br), plataforma destinada ao compartilhamento e transmissão ao vivo de vídeos com conteúdo acadêmico.

 

A segunda etapa chama-se conectividade. A ideia é que, independentemente do lugar em que se esteja na UFSM, tenha-se acesso à rede de internet institucional. No entanto, a equipe do CPD foi além. Uma parceria firmada com a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e a Eduroam permite que, com o CPF e a senha do portal da UFSM, seja possível se conectar a essa rede de internet em qualquer lugar do mundo. Se você está no Japão, e lá eles também usam o serviço da Eduroam, isso significa que você pode se conectar a essa rede com a autenticação da UFSM. Além disso, a parceria com a CAFe possibilita que o usuário adquira materiais acadêmicos, atlas e conteúdos da Microsoft sem precisar estar conectado à internet da Universidade e sem custo.

 

A última etapa, que é a colaboração, visa possibilitar que as unidades de ensino trabalhem juntas. Aqui, o CPD trabalha para fornecer ferramentas que sejam demandas de alunos, professores e servidores. Através de pesquisa com a comunidade acadêmica, o CPD percebeu, por exemplo, a necessidade de um canal de armazenamento de arquivos online vinculado à Universidade. Nessa etapa, os projetos ainda estão em fase de planejamento.

 

A união dos três eixos que norteiam o CPD também resultou na criação de um aplicativo, o UFSM Digital, que foi lançado em setembro de 2016 e já possui mais de dez mil downloads. Diante do grande número de alunos na Universidade, cerca de 27 mil, e as preferências de navegação no site da instituição, o aplicativo visa facilitar o manuseio das ferramentas preferidas do alunos: restaurante universitário, biblioteca e transporte público. No app, que está disponível no Play Store para instalação, o saldo do RU, a situação na biblioteca, os horários de ônibus, as notas e faltas acadêmicas e o ponto eletrônico dos servidores estão disponíveis para consulta. O Diretor do CPD, Gustavo Chiapinotto, sintetiza o objetivo de todo o projeto: “Trazer para o usuário uma experiência melhor sem que ele precise dominar as tecnologias para usar”. E, assim, os próximos desafios estão em descobrir e atualizar as demandas de alunos, servidores e professores da Universidade.

 

Repórter: Andressa Foggiato

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