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Quanto de Santa Maria cabe em um site?

Site reúne dados sobre Santa Maria



No final de 2011, Ismael Alex Pranke, então presidente da Objetiva Jr., recebeu uma proposta diferente do usual. Até então, a empresa júnior vinculada ao curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria havia atuado principalmente na área de consultoria para micro e pequenos empresários da cidade. Formada somente por acadêmicos e com orientação dos professores do curso, a Objetiva Jr. se destacou no cenário santa-mariense e passou a ser reconhecida pelos serviços prestados. Foi por isso que naquela tarde Ismael não estranhou quem era seu visitante, mas ficou surpreso com a ideia que ele trazia.

Do outro lado da mesa estava Diogo de Gregori, superintendente executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM). Diogo explicou que a ADESM era uma associação de direitos privados sem fins lucrativos, criada para buscar o desenvolvimento sustentável do município e da região com a ajuda do poder público, das instituições de ensino e do setor empresarial. Em seguida, começou a falar sobre o projeto que o conduzira até a sala do presidente da Objetiva Jr. “Ele comentou que estavam fazendo um projeto, que queriam que o município tivesse uma fonte única ou um local único de informações – onde todos os dados que se quisesse pesquisar sobre Santa Maria ou que um empresário necessitasse saber sobre a cidade para morar ou investir aqui pudessem ser encontrados em um mesmo local”, conta Ismael.

A ideia do projeto, de acordo com Diogo de Gregori, está vinculada à criação da própria ADESM. “No planejamento estratégico da Agência, seus conselheiros e fundadores definiram que uma das ações que ela deveria dirigir era a coordenação de alguns dados do município, porque Santa Maria tinha uma grande carência de dados, tanto primários quanto de fontes secundárias”, explica. O trabalho requisitado pela ADESM não era exatamente da área de consultoria empresarial, especialidade da Objetiva Jr., tampouco se tratava de um serviço para micro ou pequenas empresas, seu foco principal de atuação. Mas o interesse dos integrantes foi despertado principalmente pelo valor social e importância para a comunidade que a iniciativa teria.

Os integrantes da Objetiva contaram com a orientação do professor da Administração Luis Felipe Dias Lopes e, após algumas reuniões com o Superintendente Executivo da ADESM, decidiram aceitar o desafio. Começaram então, em parceria com a Agência, a desenvolver o escopo do projeto. Definiram-se quais informações deveriam ser pesquisadas, onde essas informações deveriam ser buscadas, como a equipe seria dividida e quanto tempo o desenvolvimento do projeto demandaria. “A partir desse escopo inicial nós conseguimos identificar melhor o que precisávamos fazer, como conseguiríamos fazer isso e quanto tempo de trabalho necessitaríamos para desenvolvê-lo”, explica Ismael. Começava, assim, a tomar forma o Santa Maria em Dados.

O projeto foi dividido em oito módulos, com a previsão de um mês e meio para a coleta de dados de cada um, contabilizando um ano de trabalho. A equipe, que contava com aproximadamente 20 pessoas, foi dividida, e cada um dos grupos responsabilizou-se por um módulo e pela entrega de um relatório, ao finalizar a pesquisa e coleta de dados. O presidente da Objetiva ficou responsável pela coordenação do projeto, gerenciamento da equipe, monitoramento do andamento das atividades e intermediação com a ADESM.

Ao final do processo, foram entregues oito relatórios completos com os resultados da pesquisa e da compilação dos dados. A partir de então, deu-se início ao desenvolvimento do site (www.santamariaemdados.com.br) onde todas essas informações estão organizadas e disponíveis para a população. O Santa Maria em Dados está dividido nos seguintes módulos: Aspectos Gerais; Território e Meio Ambiente; Indicadores; Economia e Finanças; Desenvolvimento; Educação e Cultura; Sociedade; e Infraestrutura. Esses oito grupos compõem-se de outros 30 subgrupos que contêm mais de 200 informações sobre o município de Santa Maria.

Para a compilação desses dados, os integrantes da empresa júnior contaram com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de secretarias municipais e estaduais, de órgãos de responsabilidade municipal, estadual e federal, dentre outros. Também foram utilizados como referência alguns municípios que já possuíam projetos semelhantes de disponibilização de informações, como Curitiba (PR), Joinville (SC) e São Paulo (SP). O enorme trabalho necessário para conseguir essas informações e o tempo demandado em decorrência disso foram as principais dificuldades na execução do trabalho.

No entanto, as dificuldades transformaram-se em aprendizados e as preocupações em orgulho pelos resultados alcançados com o Santa Maria em Dados – site que foi oficialmente lançado no dia 5 de novembro de 2012, na Feisma (Multifeira de Santa Maria). O Superintendente Executivo da ADESM resume: “Hoje a gente dispõe dessa ferramenta simples e de fácil acesso, com uma série de informações sobre Santa Maria compiladas em um único lugar. Se você precisar de uma informação sobre a cidade, é só entrar no site do Santa Maria em Dados, que se encontra desde a história da fundação do nosso município até indicadores econômico-sociais, vagas e cursos nas universidades, o que há em termos de cultura e lazer, quais são as escolas e número de alunos; então pode-se dizer que é uma visão geral do município que o site oferece”.

A importância do desenvolvimento de projetos como o do Santa Maria em Dados reflete-se também no âmbito das empresas juniores. O atual vice-presidente da Objetiva Jr., Rafael Brandi, comenta que isso faz com que a empresa seja reconhecida como uma empresa preocupada com o desenvolvimento da cidade e das pequenas e médias empresas de Santa Maria e região, além do crescimento profissional e pessoal de cada participante do projeto. “Como somos uma organização sem fins lucrativos, se vê na Objetiva a preocupação de trazer resultados para agregar para cada associado um desenvolvimento pessoal. Essa é a principal troca que a gente tem hoje com a realização dos serviços da empresa”, afirma Rafael.

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Jr.) tem como missão a formação de empreendedores capazes de transformar o país e influenciar positivamente a sociedade. Para Ismael, o Santa Maria em Dados segue essa proposta: “Nele existe um sentido social muito importante, então isso é muito gratificante e está totalmente alinhado com o que a Brasil Jr. deseja que as empresas juniores façam – agregar valor, fazer algo diferente que traga um impacto real para alguém. E eu acredito que isso nós conseguimos fazer em Santa Maria”.

As fontes de todos os dados das tabelas e figuras é o site www.santamariaemdados.com.br

Repórter: Camila Marchesan Cargnelutti

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