Sirlei Dalla Valle, 65 anos, sofre de artrite reumatóide e não tinha condições de pagar por exercícios físicos. Ela conheceu o projeto Pró-Saúde por meio de seu filho, que a inscreveu para participar de uma turma especial para pacientes reumáticos. “Para mim está sendo ótimo! Estou tendo bastante resultado e acredito que já tive uma boa evolução. É uma grande oportunidade poder se exercitar de graça, com pessoas capacitadas, pois os alunos voluntários são muito bem preparados para nos atender”, comenta Sirlei.
O Pró-Saúde é uma iniciativa que surgiu em 2018 de uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde (NEMAEFS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. O projeto oferece atividades gratuitas voltadas à prática de exercícios físicos para a população.
São oferecidas diversas modalidades, como pilates, musculação, treinamento funcional e hidroginástica. As atividades ocorrem no Centro Desportivo Municipal (CDM), na Antiga Reitoria, localizada no centro de Santa Maria, e na piscina térmica do Centro de Educação Física e Desportes (CEFD), no campus sede da UFSM. .
O projeto também tem turmas especiais para auxiliar gestantes, crianças e pacientes reumáticos, com Parkinson e fibromialgia. A novidade de 2022 foi uma nova modalidade para reabilitação física de atletas do município. “O projeto é muito importante para o incentivo da prática de exercícios físicos, principalmente para as pessoas que não têm condições de pagar uma academia ou um esporte. Nosso objetivo também é promover a saúde, prevenir doenças e mostrar as vantagens de se praticar exercícios”, explica Luciane Sanchotene, coordenadora do Pró-Saúde.
Com uma equipe multidisciplinar, várias áreas fazem parte do programa. Participam alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia. Por isso, além do viés extensionista, o Pró-Saúde também une a pesquisa e o ensino, ao proporcionar experiência profissional aos estudantes.
Inscrições
As inscrições são abertas todo início de semestre. No entanto, a fila de espera para entrar em uma modalidade costuma ser longa. Só são abertas novas vagas caso algum dos alunos já matriculados seja desligado ou saia do projeto. Para entrar na fila, basta acessar o instagram do programa @prosaudenemaefs e se inscrever no formulário, no link na descrição. A única exigência para participar é a presentar um atestado médico .
Reportagem: Rebeca Kroll
Ilustração e diagramação: Luiz Figueiró