A Pesquisa Brasileira de Mídia, realizada pelo IBOPE em parceria com Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em 2015, mostra que praticamente metade dos brasileiros usa a internet (48%). Dentre esses, 92% estão conectados nas redes sociais, sendo que quatro em cada cinco pessoas utilizam o Facebook.
Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) buscou mapear a resposta emocional dos usuários do Facebook à publicidade a partir da reação das pessoas à duas postagens publicitárias divulgadas no site de redes sociais. Através de questionários disseminados pelas redes virtuais, os pesquisadores Ivanete Hahn (UFSM), Flávia Scherer (UFSM), Maria Carolina de Oliveira (UFSM) e Régis Scheid (Faculdade de Itapiranga – Santa Catarina), recolheram informações sobre as sensações e comportamento das pessoas quando olharam as duas peças publicitárias selecionadas para a pesquisa.
O primeiro post analisado foi um dos anúncios que integrava uma ação de marketing da marca Coca-Cola, que tinha alcançado mais de 3.700 curtidas e 2.400 compartilhamentos.compartilhamentos.
O outro post foi o de uma empresa fotográfica local (para fins da pesquisa não foi divulgado o nome) que em três dias atingiu 1.590 visualizações e mais de 100 curtidas.
A pesquisa levou em consideração que seu público-alvo seria todos os brasileiros que tenham um perfil no Facebook. Os questionários circularam pelas redes sociais dos pesquisadores. Após isso, foi considerado 985 respostas válidas para a análise do primeiro post; e 233, para o segundo. A metodologia se baseou na aplicação da escala do quociente emocional de Wells, em que foram feitas 12 afirmações (6 considerações favoráveis e 6 desfavoráveis) e as pessoas deviam atribuir sua concordância considerando, 1 (discordo totalmente) e 5 (concordo totalmente).
Para ambas postagens, a maioria das pessoas que responderam a pesquisa era mulher (64% marca local e 57% marca icônica) e o número de solteiros foi predominante também. O primeiro não teve muitas reações positivas, porque para algumas pessoas o anúncio não foi atraente nem memorável, além disso, os números obtidos também apontam, segundo os pesquisadores, que as reações ao anúncio foram extremas, em outras palavras, a marca ou é amada ou odiada pelos consumidores. Já o segundo, foi considerado atraente, caloroso e fascinante por grande parte de quem respondeu ao questionário.
Mesmo com a discrepância com relação às respostas emocionais, os dois anúncios alcançam seus objetivos de estimularem o desejo de compra e consumo, tendo elevado índice de pessoas que responderam que compraram o produto, no caso da Coca-Cola, e o serviço, no caso da empresa fotográfica.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as características sociodemográficas, como escolaridade e gênero, não tiveram relevância na reação emocional aos anúncios observada. “O tipo de anúncio (que busca engajamento ou que busca promover o consumo do produto) parece não influenciar diretamente no desejo de compra/consumo do produto, considerando que ambos os anúncios elevaram a disposição dos consumidores para a compra dos produtos/serviços”, finalizam.
Reportagem: Luan Romero
Infográficos: Nicolle Sartor
Fotografias: Artigo