Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Concerto para o Conserto

Músicos realizam apresentações para reparar piano fabricado em 1927 na Alemanha



Um piano produzido em 1927 na Alemanha que, depois de quase um século de fabricação, precisa de reparos. Duas reconhecidos músicos com vontade e disposição para fazer o instrumento voltar a ecoar canções. Assim surge a série “Concerto para o Conserto”, protagonizada pelos artistas Pirisca Grecco e Gustavo Garoto. 

 

A relíquia alemã, um Muller-Schiedmayer fabricado em Berlim, de propriedade de Grecco, está acomodada na sala de estar da casa de Garoto, onde os encontros musicais acontecem. O orçamento, feito pelo responsável dos pianos do Theatro São Pedro, de Porto Alegre, apontou que seria necessário trocar 238 tarraxas do piano, o que demandaria o trabalho de uma equipe de quatro pessoas e um valor de 4000 reais.

 

O piano Muller-Schiedmayer que precisa ser restaurado

 

Começaram então as artimanhas para arrecadar fundos e realizar os sonhos dos músicos. Houve uma passada de chapéu em uma apresentação na Feira do Livro que arrecadou R$ 201,55, distante da meta, mas perto dos sonhos.

 

“Antes que a contabilização dos dígitos pudesse desanimar o músico mais novo, a natureza criativa do mais experiente cuspiu irresignada: Concertos para o Conserto é o que vamos fazer… cantaremos com os amigos e amigas, e com a nossa arte vamos comemorar este centenário com o piano afinado e afiado!” disseram Pirisca e Gustavo.

Outra iniciativa para conseguir recursos foi a realização do primeiro sarau do duo batizado “Desconserto”, onde foram apresentadas versões das canções de Pirisca Grecco, Gustavo Garoto e de amigos. E assim, no dia 17 de maio, uma terça-feira ensolarada e de muita música, foram arrecadados no encontro mais R$ 1.577 reais.

 

Gustavo fala do seu sentimento sobre o “Desconcerto”, que vai além da arrecadação monetária. “Foi maravilhoso receber todas aquelas pessoas aqui em casa, ainda mais com tantos amigos ajudando de diversas formas. Acho que foi uma troca de energia muito bacana com o público.”

 

Apesar de muitas ideias terem surgido após o encontro musical, o duo ainda não tem planos definidos sobre as próximas ações. A única certeza é que farão um concerto especial para a antiga dona do Muller-Schiedmayer.

 

Um piano, muitas histórias

O piano pertenceu a uma família abonada da cidade de Uruguaiana por mais de 70 anos. Após o diagnóstico de uma séria doença que trouxe tempos difíceis aos seus donos, ele precisou ser leiloado. Grecco, que era vizinho de rua e convivera com a mulher enferma em Uruguaiana, arrematou o piano.

 

Foi preciso a ajuda de alguns amigos do músico para fazer o transporte entre as cinco casas que separavam a residência da senhora até o lar de Grecco. E dez meses para quitar o acordo de compra do instrumento. No começo desse ano o artista se mudou para Santa Maria e conheceu Gustavo Garoto, com  quem divide a paixão pela música e o sonho de um piano afinado.  

 

O projeto tem uma página no Facebook onde você pode acompanhar os passos do “Desconcerto”

Reportagem: Julia Nadine Schapowal e Lenon Martins de Paula
Fotografias: Página do Facebook “Desconcerto”

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-308

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes