Estudantes do curso de Sistemas da Informação do campus de Frederico Westphalen da UFSM desenvolveram o jogo educacional digital “Aprendendo com o Zag”. O jogo, elaborado para servir como ferramenta de auxílio na alfabetização de crianças do ensino fundamental, utiliza Redes Neurais Artificiais para realizar a verificação da escrita dos alunos.
A faixa etária dos jogadores é de cinco a sete anos de idade. Por isso, os programadores construíram o jogo com imagens de fácil entendimento e métodos que incentivam que as crianças mantenham sua atenção focada no processo de aprendizado da escrita. Durante o jogo, a criança precisa passar por diferentes fases, planejadas para que ela possa aprender a escrever e identificar corretamente as vogais do alfabeto.
Com o acesso fácil à tecnologia e a dispositivos como computadores e celulares, os jogos digitais educacionais são reconhecidos como ferramenta de educação. Esses programas de computador conseguem chamar a atenção das crianças e motivar a curiosidade. Além disso, os jogos dão aos professores a possibilidade de realizar uma aula mais dinâmica e criativa, levando o ensino além do tradicional papel e lápis.
“Aprendendo com o Zag”
O jogo funciona em plataformas Android, Linux, Firefox, Windows e iOS, e utiliza métodos de Inteligência Artificial (IA) através das Redes Neurais Artificiais (RNA) e tecnologias web como HTML5, CSS3 e Javascript. Ele é constituído de fases, para que as crianças possam aprender e identificar as vogais do alfabeto.
O personagem principal do jogo é o robozinho Zag, que se depara com diversas situações contadas por sua professora em forma de história. Ela é a narradora que conduz as crianças pelas fases do jogo. Durante o jogo, a criança ajuda o personagem em algumas atividades, como escrever sobre letras e procurar e encontrar as vogais. Os alunos também ajudam Zag com a sua primeira prova na escola. O jogo é produzido através da técnica de storyboard, uma forma de roteiro em que a narrativa é contada a partir de quadrinhos que, no final, compõem uma animação.
No primeiro nível do jogo, o aluno ajuda Zag a encontrar todas as vogais do alfabeto, que estão escondidas pela cidade de Robonópolis, onde o robô mora. No segundo nível, a professora-narradora pede para que a criança ajude Zag a fazer sua primeira tarefa escolar: escrever todas as vogais em letra de forma em um quadro branco, contornando as letras em vermelho que aparecem como referência. No terceiro e último nível, a criança ajuda Zag a fazer a sua primeira prova escolar: escrever as letras novamente no quadro branco, porém sem as letras e vermelho como referência. Neste nível as RNA validam as respostas através da comparação dos dados de treinamento – que são as respostas desejadas para cada fase – com as respostas da criança.
Para o desenvolvimento do jogo, foram consideradas as opiniões de professores e alunos, que testaram as atividades a fim de comprovar sua eficiência e evitar que o jogo se tornasse repetitivo. “Aprendendo com o Zag” foi testado pela primeira turma de alunos em novembro de 2015, com crianças da Escola Estadual de Educação Básica Padre Abílio de Marcos Sponchiado, localizada em Vista Alegre – RS. Através dessa experiência, os desenvolvedores perceberam que o jogo atingiu suas metas e que estava pronto para distribuição e uso.
É possível ter acesso gratuitamente ao jogo “Aprendendo com o Zag” na Google Play
Reportagem: Andressa Foggiato e Jocéli Lima
Infográfico: Nicolle Sartor
Imagens do jogo: Divulgação