Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Arte Postal

Exposição valoriza arte enviada pelos correios na UFSM



A Arte Postal é um meio de expressão artística no qual envelopes, telegramas, selos e carimbos postais são suportes para o contato entre artistas. Técnicas como colagem, fotografia, pintura e escrita são exemplos dos modos de manifestação possíveis nesse tipo de intervenção, que surgiu como uma alternativa aos meios convencionais de exposições de arte em 1960, na Europa. Os sistemas de correio serviam, nesse período, para transportar entre diferentes partes do continente os protestos e denúncias, em um período em que a Europa sofria as tensões da Guerra Fria.

No Brasil não foi diferente, essa forma de arte chegou ao país na época da ditadura militar. Os artistas viam na Arte Postal, uma vertente da chamada Arte Conceitual, uma opção para protestar diante da censura. A partir de 1980, essa arte começou a se tornar mais presente em universidades e museus, e conquistou novos interessados.

Com o passar do tempo, não só o sistema de correios servia para as trocas entre os artistas, mas até a Internet se tornou espaço de circulação das intervenções postais, e muitos “artistas amadores” passaram a integrar os amantes desse tipo de arte. Foi na web que os artistas encontraram um meio privilegiado para novas experimentações, inaugurando novas poéticas, novos canais de participação, mobilização e divulgação da Arte Postal.

Um exemplo dessas experimentações ganhou os corredores do Centro de Artes e Letras da UFSM no ano passado, resultado de um projeto desenvolvido pela professora do curso de Artes Visuais da UFSM, Helga Correa, em parceria com as mestrandas em Artes Visuais Marina Attiná Jozala e Bruna Berger. A exposição “Arte Postal & Natureza”, apresentada em abril de 2015, se originou de uma convocatória distribuída pelas organizadoras ainda em 2014, em que convidavam artistas e apreciadores da Arte Postal para que enviassem, pelo Correio, postais no formato 10x15cm de suas obras, com técnicas livres.

“O único pedido que fizemos foi de que os participantes colocassem seu nome, endereço, nacionalidade e e-mail no verso de cada obra, e, mesmo após o término do prazo de envio, muitas obras foram recebidas nos meses seguintes”, conta Bruna. Os 404 postais, recebidos de 197 participantes de 18 países, também foram publicados no blog do projeto

O trabalho artístico de Pedro Bericat, de Saragosa, Espanha, integrou o projeto de 2015

Os temas, tamanhos, materiais e técnicas dessas convocatórias, que acontecem no mundo todo, são diversos, e a configuração das exposições se modificou com o passar do tempo. O envio dos materiais pelo sistema de correios permanece sendo a principal característica, ainda que existam convocatórias online. A maior parte dos projetos culmina em uma exposição física, além das que acontecem em sites e blogs.

As organizadoras acreditam que essa tenha sido a primeira iniciativa do tipo em Santa Maria. Dessa forma, a exposição pode ser considerada uma novidade na cidade, em se tratando do mundo da arte. Bruna destaca que “por reunirmos artistas do mundo inteiro em um só espaço, em uma só mostra, oportunizamos ao público de Santa Maria a possibilidade do contato com artistas e pessoas de vários países e culturas diferentes”. 

Mariana Attiná conta que a exposição dos postais supriu as expectativas dos organizadores. A proposta do grupo é reeditar a exposição, este ano com uma nova temática – a natureza morta. A professora Helga explica que qualquer pessoa que tenha interesse em Arte Postal pode participar da exposição e que, assim como no ano passado, as técnicas artísticas usadas para a confecção dos postais são livres. O formato do postal deve ser de 10x15cm e podem ser enviados até o dia 2 de dezembro de 2016 para o endereço: Projeto Natureza Morta, Caixa Postal 90, CEP: 91.010-970, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Todos os trabalhos recebidos são selecionados para a exposição online, que está sendo montada no blog Natureza Morta 2016, e todos integram ainda a exposição física, ainda sem local definido. Não há júri para os trabalhos, todos são aceitos e bem-vindos. Também não é preciso ser artista para participar, qualquer pessoa que tenha interesse pode enviar o seu postal.

Reportagem: Jéssica Loss e Luiza Tavares
Fotografias: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-293

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes