Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Permacultura na UFSM

No campus sede, espaço privilegia as práticas biosustentáveis



Tem um lugarzinho “escondido” no campus, onde as práticas colaborativas e sustentáveis acontecem de forma multicultural. O Espaço Permacultural está localizado próximo do prédio 67 do campus sede da UFSM, e se configura como um espaço de convivências que promove a consciência ambiental.

O projeto integra as ações da Rede da Biodiversidade, uma articulação de aproximadamente 12 coletivos e agentes individuais da região que somam esforços em torno da permacultura, alimentação saudável, festivais de musicologia, comunicação comunitária, arte integral, espiritualidade, cultura digital, educação popular e muralismo.

Conforme o professor do Centro de Tecnologia da UFSM, Luiz Righi, foram as demandas da Rede que moldaram a proposta de criação do Espaço Permacultural. “Entre as demandas estavam trocas de informações e parcerias em bioconstruções, sustentabilidade, energia limpa, reciclagem, etc, que são conhecidas como ‘Ciência da Permacultura”, afirma Righi.

 

O Espaço Permacultural é um laboratório de práticas biosustentáveis. O grupo que atua nesse espaço coleta materiais, como caixas Tetra PAK, garrafas PET e bambu, para a construção de estruturas e alternativas de iluminação com energias sustentáveis.

Um dos integrantes da Rede finaliza a confecção de estruturas de bambu para a Feira da Biodiversidade

 

A bioconstrução é um exemplo importante de ação sustentável promovida pela Rede. Nesse tipo de proposta, as construções são realizadas com material de baixo impacto ambiental, como o barro ou bambu.  “Estamos estudando alternativas ecológicas, sustentáveis e viáveis economicamente. Convidamos a comunidade acadêmica e regional a participar nos projetos, como um agente eficiente, uma liderança ou um agente de transformação socioambiental”, afirma o integrante da Rede da Biodiversidade, João Kanieski.

 

Kanieski explica que diversas ações da Rede acontecem no Espaço Permacultural da UFSM. “Ultimamente, os organizadores da Feira da Biodiversidade estão se reunindo aqui para organizar o evento, bem como confeccionar estruturas de bambu para a Feira”.


A Feira da Biodiversidade é um evento promovido pela Rede, e acontece nos dias 20 e 21 de maio, em diferentes regiões de Santa Maria. No primeiro dia, a programação está organizada na Praça dos Bombeiros e servirá para divulgação das ideias do grupo. Amanhã a Feira ocorre no pavilhão do Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Loscheiter, nos fundos da Basílica da Medianeira,  com a realização de oficinas.

Quem quiser colaborar, pode acessar o Grupo Público da Rede da Biodiversidade no Facebook, ou entrar em contato pelo e-mail redebiodiversa@gmail.com.

Confira um clipe da banda Pegada Torta, gravado dentro do espaço:

Reportagem: Lenon Martins de Paula

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-264

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes