Você sabia que existem vários pontos de coleta de óleo de cozinha espalhados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)? Essa coleta é realizada pela Comissão de Planejamento Ambiental (Complana) da UFSM em parceria com a empresa Recóleo. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) são formados por uma bombona onde o óleo é derramado dentro, e qualquer pessoa pode trazer seu óleo usado dentro de uma garrafa e derramar no local. Além disso, em cada PEV há um cartaz com informações sobre a destinação do óleo até o processo de se tornar biodiesel. Os PEV’s que estão espalhados pela UFSM podem ser conferidos neste mapa.
A empresa Recóleo, de Santa Maria, é a responsável pela coleta e destinação desse óleo. Conforme o proprietário da empresa, Marcelo Sangoi, o recolhimento é feito, em média, a cada 20 dias, com o auxílio de uma picape. A Recóleo serve como um “intermediário” entre a UFSM e as empresas de biodiesel, já que não há uma empresa fixa para o destino final do óleo; então, a Recóleo faz uma análise de mercado, a cada mês, e decide para qual empresa enviar este óleo.
A professora do Departamento de Química Martha Tochetto, que foi coordenadora do Complana até agosto de 2017, explica esta relação entre a UFSM e a empresa: “Inicialmente, fizemos uma parceria com a Fundação M’Oã, que tinha um projeto chamado Saúde da Água e implantou o recolhimento de óleo de fritura usado em Itaara. A parceria da M’Oã era com a Recóleo. Com o término deste projeto, firmamos a parceria direto com a Recóleo. Essa empresa é a mesma que recolhe também do Restaurante Universitário e em diversos outros restaurantes da cidade”.
Reportagem: Felipe Backes
Arte: Giana Bonilla
Fotografia: Stock Unlimited