Quando falamos de dinossauros, em muitos casos, a primeira referência que temos é a de animais gigantes, ferozes e rápidos. Essas representações têm base em filmes como Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros. Mas até onde isso é verdade? Como é possível saber se o Velociraptor era rápido e inteligente, como aparece nos filmes?
O coordenador do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA/UFSM) Sérgio Dias da Silva explica que os vestígios encontrados podem oferecer muitas informações que através de técnicas investigativas podem corroborar afirmações sobre a rapidez de um animal ou sobre sua inteligência. “O tamanho do crânio e o volume estimado da cavidade pode indicar o nível do desenvolvimento cerebral.” esclarece Sérgio.
Segundo artigo publicado no jornal Acta Palaentologica Polonica, o crânio do Velociraptor era relativamente grande, com cerca de 23 centímetros de comprimento. Seu focinho era longo, estreito e raso, que constituía cerca de 60% do comprimento de seu crânio. A descrição foi feita pelos pesquisadores Rinchen Barsbold, da Mongolian Academy of Sciences, e Halszka Osmólska, do Instytut Paleobiologii da Polônia, em 1999. O que corrobora a indicação de que o animal era inteligente.
Além disso, com a construção de modelos 3D para simulações, cálculos de peso, das pegadas e com estudos de biomecânica é possível inferir que o Velociraptor era rápido, o que vai ao encontro da origem de seu nome (em latim “velox” (rápido) e “raptor” (ladrão).