A UFSM completou 60 anos, em dezembro de 2020, em meio à pandemia de Covid-19 e, por isso, as comemorações tiveram que ocorrer a distância. Nesse cenário de atividades remotas, uma forma de manter a proximidade com a Universidade é conhecer seu passado, que é contado nas páginas de quatro livros da Editora UFSM. As publicações a seguir retratam uma Universidade que, mais do que mudar a história de Santa Maria, ajudou a mudar a história do Brasil, ao mostrar que a democratização do ensino gratuito e de qualidade, além de possível, é o único caminho para o desenvolvimento do país. E a comunidade acadêmica pode se orgulhar por escrever, a cada dia, um novo capítulo para os livros que ainda virão.
José Mariano da Rocha Filho: Fotobiografia – Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte – 2014
Além de contar sobre a infância e a juventude do fundador da UFSM, a fotobiografia traz os desafios enfrentados na luta pela interiorização do ensino. O livro mostra como a Faculdade de Farmácia de Santa Maria, que possuía apenas cinco alunos e não tinha recursos para pagar o salário de seus professores, tornou-se uma Universidade pioneira, preocupada com o acesso de todas as camadas sociais e, principalmente, da população do interior ao ensino superior público de qualidade.
USM: A Nova Universidade – José Mariano da Rocha Filho – 2011 (2ª edição)
O livro apresenta o projeto fundador da Universidade. Seu conteúdo revela as contribuições da Universidade para o ensino superior público do país – como o estágio obrigatório ao final do curso e a instituição de carreira universitária vitalícia com dedicação exclusiva para os docentes. Outro novo conceito trazido pela então Universidade de Santa Maria foi a atenção dada ao espaço do ensino universitário, que deveria ser um lugar capaz de integrar não só todos os estudantes da instituição, mas também as atividades acadêmicas, sociais e culturais. Com esse objetivo, surgiu o primeiro campus totalmente planejado do país.
Concretizando Um Ideal – Neiva Pavezi – 2011
Também retrata os primeiros passos da UFSM. O livro mostra como a Universidade foi considerada um marco da arquitetura urbana moderna na época de sua construção. Assim, a obra traz questões arquitetônicas sobre a elaboração dos planos pilotos da Universidade, da paisagem da Cidade Universitária e até detalhes sobre a construção dos prédios mais conhecidos da instituição. A parte principal do livro, contudo, é o grande catálogo de fotografias, com as imagens da Cidade Universitária entre os anos de 1960 e 1973.
Os 50 Anos da Nova Universidade – Eugenia Mariano da Rocha Barichello – 2011
A publicação mostra os valores que guiaram a Universidade até seu meio século de existência, completados em dezembro de 2011. Um exemplo já citado é a democratização do ensino superior. Esse objetivo levou a UFSM a se tornar pioneira em implementar ações de extensão fora da cidade sede e também a primeira universidade a ter um campus avançado na Amazônia, situado em Boa Vista, Roraima. Esse campus deu origem à Universidade Federal de Roraima. Por sua gestão eficiente, a UFSM se tornou referência e liderança para o aperfeiçoamento do ensino universitário na América Latina.
Conteúdo produzido para a 12ª edição impressa da Revista Arco (Dezembro 2021)