GRÉCIA ANTIGA – 1200 – 400 a.C.
Foi na Grécia que o sistema hospitalar deu seus primeiros passos. As “Clínicas de Esculápio” visavam dar atendimento individual ao cidadão grego, por meio de ervas, repouso, purgantes, banhos térmicos e rituais religiosos. Nessas clínicas, também realizavam a técnica da indução de sonhos reveladores e atividades de lazer em construções anexas às clínicas – Iatreion (lugar dos médicos). As Iatreion estavam no centro da cidade e possuíam camas para doentes e banheiros, com boa ventilação e iluminação.
CHINA – 160 A.C.
Nesta época, a China estava sob o domínio da dinastia Han, e a medicina chinesa possuía um caráter de serviço público. Existiam hospitais, e os médicos da corte realizavam exames nos moradores do palácio.
ROMA – 27 A.C. – 476 D.C.
Os valetudinarium foram locais criados com o intuito de cuidar dos soldados feridos em batalha. Porém, foi só a partir do século IV, com a expansão do Cristianismo, que os hospitais, de fato, ganharam espaço.
ANO ZERO – INÍCIO DA ERA CRISTÃ
É nesta época que surge a figura de Jesus Cristo, e seus dons como curandeiro ganham as ruas. Assim, a concepção religiosa e espiritual da medicina aumenta e reafirma os princípios éticos da caridade. A era dos milagres e a expectativa de cura através de “auxílio divino” e penitências que se desenvolveram a partir de então ganham várias interpretações, inclusive a de exacerbação da fé e rejeição ao racionalismo, típicas da Idade Média, considerada por alguns como a “Idade das Trevas”.
370 D.C.
Após a proclamação do Édito de Milão, que possibilitou aos cristãos a liberdade de culto, o primeiro hospital é fundado em Cesareia, uma cidade da costa mediterrânea de Israel.
370 A 379 D.C.
Entre os anos 370 a.C e 379 d.C, Basílio, o Grande, de Cesareia, instituiu a criação de hospitais como “sistema sanitários” na Capadócia. Assim, multiplicaram-se os hospitais dos primeiros séculos da era cristã, juntamente com as numerosas ordens religiosas associadas.
SÉCULO XV
Em meados do século XV, inicia-se a separação do hospital medieval em duas instituições: o hospital, que era destinado ao cuidado dos pacientes, e a instituição de caridade, voltada ao recolhimento de órfãos e ao abrigo de pobres.
QUATTROCENTO ITALIANO
Durante o período do Quattrocento Italiano, surge uma nova arquitetura e, consequentemente, um novo modelo de hospital, que o distanciou das instituições medievais. Dessa forma, passa-se a utilizar a cruz grega (a cruz simples, que possui os quatro “braços” iguais), além da formação de claustros nos espaços, o que permitiu a classificação e separação dos internos.
1498
Em 1498 é decretada a criação da 1ª Santa Casa de Misericórdia em Portugal, por Dom Manuel I. Em 1500, o Brasil se torna colônia de Portugal e, em 1543, surge, em Santos, a Santa Casa de Misericórdia, primeiro hospital brasileiro. Nesta época, no século XVI, quase não havia médicos dispostos a vir para o Brasil. Então o cuidado dos doentes ficava a cargo dos jesuítas, que eram encarregados de todo o atendimento, trabalhando ora como médicos, ora farmacêuticos ou enfermeiros.
INÍCIO DO SÉCULO XIX
Foi nessa época que serviços médicos como os de emergência pré-hospitalar surgiram para recuperar o maior número possível de combatentes, já que inúmeras batalhas aconteciam no mundo. Dominique-Jean Larrey (1766-1842) usa o termo “triagem” como um sistema de classificação para tratar os feridos no campo de batalha. Cria-se, então, o transporte por ambulância e são introduzidos os princípios da saúde militar moderna.
SÉCULO XX
Já no século XX surgiram os hospitais particulares, com objetivos lucrativos e que, geralmente, eram de propriedade de médicos ou de empresários. A partir de 1960, começaram a surgir os hospitais próprios da medicina de grupos, ou seja, as cooperativas médicas.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, HOSPITAL-ESCOLA OU HOSPITAL DE ENSINO
O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) foi o primeiro hospital universitário do Brasil, inaugurado no ano de 1944. Esses hospitais são centros de atendimento que têm a colaboração de universidades. O objetivo é que os estudantes da área da saúde atuem nestes centros ao lado dos profissionais.
HUSM
Em 1970, surge em Santa Maria o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Inicialmente, ele funcionava no centro da cidade. Em 1982, foi realizada a inauguração do hospital no campus da Cidade Universitária. No ano de 2013, o HUSM passou a ser integrante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A missão do HUSM é desenvolver ensino, pesquisa e extensão, ao promover assistência à saúde das pessoas, contemplando os princípios do SUS com ética, responsabilidade social e ambiental.
Repórter: Andrea Ortiz
Ilustrador: Filipe Ventura Duarte