É possível! Isso ocorre quando as fêmeas acasalam com machos diferentes durante o mesmo período fértil. Assim, elas podem ter óvulos fertilizados por espermatozoide de pais distintos.
Nas gatas, a ovulação ocorre em resposta ao acasalamento. “O coito é responsável por estímulos à liberação do hormônio responsável pela ovulação. Assim, vários oócitos podem ser liberados em momentos diferentes e fecundados pelos espermatozoides de diferentes machos”, explica o médico veterinário Gilson Antônio Pessoa, professor do Departamento de Clínica de Grandes Animais do Centro de Ciências Rurais da UFSM. Nas cadelas, também ocorrem múltiplas ovulações durante o cio.
Como funciona o ciclo reprodutivos das cachorras?
O primeiro ciclo da cadela varia conforme a raça. Normalmente, em animais pequenos, observa-se o primeiro ciclo entre o sexto e o décimo mês de vida. Já em animais grandes, pode iniciar do 18º ao 24º mês.
A cadela tem o ciclo estral – nome dado ao conjunto de alterações endócrinas, uterinas, ovarianas e comportamentais pelas quais a fêmea passa entre uma e outra ovulação. A periodicidade do ciclo varia de acordo com hereditariedade, raça, gestação e idade do animal – o que faz com que o cio possa acontecer em qualquer época do ano. Conheça as quatro fases do ciclo reprodutivo das cachorras:
– Anestro: É um período de total inatividade sexual, que dura em média 125 dias. Na sua fase final, há um aumento do nível de estrógeno, hormônio relacionado ao controle da ovulação.
– Proestro: Nesta fase, que dura em média nove dias, a cadela apresenta uma alta concentração de estrógeno no corpo. Há sangramento vaginal – o que não seria uma menstruação. É no proestro que os machos começam a se interessar pelas fêmeas em razão da liberação de feromônios, entretanto, elas não permitem que ocorra o acasalamento.
– Estro: É a fase de receptividade sexual, também conhecida como cio. Esse período dura, em média, nove dias, sendo que a ovulação ocorre entre o segundo e o terceiro. Nesta fase, observa-se que a cadela libera células sexuais conhecidas como ovócitos, que serão fecundados posteriormente.
– Diestro: É uma fase que ocorre após o cio, na qual a cadela não está receptiva ao macho e apresenta comportamento calmo. Caso a fêmea esteja prenha, o diestro dura, em média, 65 dias. Se não houver fecundação, o período é mais longo. Após, obrigatoriamente, ocorre o anestro.
E nas gatas, como funciona?
O ciclo das gatas é regulado pelos hormônios ovarianos, e é dividido em anestro, proestro, estro, diestro e interestro. Confira as características de cada etapa no infográfico:
Reportagem: Bibiana Pinheiro, acadêmica de Jornalismo
Ilustração e infografia: Yasmin Faccin, acadêmica de Desenho Industrial
Edição de produção: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo
Edição final: Maurício Dias, jornalista