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Fotografia com técnica de colódio úmido é usada em projeto que visa construir memória sobre a tragédia da Boate Kiss

O incêndio completa 10 anos neste mês e é temática de projeto do curso de Desenho Industrial



A busca pela memória da tragédia da Boate Kiss é uma das mais fortes bandeiras de luta de sobreviventes, pais, amigos e familiares de vítimas. A pergunta “Onde você estava no dia 27 de janeiro de 2013?”, cuja campanha marca os dez anos do incêndio, busca acionar as memórias coletivas da tragédia. E esse também é o objetivo do projeto “Fotografar para lembrar”, coordenado por Ricardo Ravanello, professor de fotografia do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Descrição da imagem: Mosaico de fotografias antigas, feitas com a técnica de colódio úmido. São seis retratos divididos em duas linhas. Na parte superior esquerda, retrato de uma mulher de meia idade de pele branca, olhos escuros, cabelos loiros, lisos e curtos, tem a expressão facial séria. Ao lado, mulher de pele escura, rosto sério. Tem olhos pequenos e escuros, sobrancelhas demarcadas. Os cabelos são ondulados, escuros e na altura do ombro. Veste camisa social clara, e tem as mãos apoiadas no queixo. Ao lado, mulher jovem de pele clara, tem olhos grandes e claros, nariz e boca em tamanho médio. Tem cabelos escuros, lisos e compridos. Está com a expressão facial séria e veste a camiseta branca da AVTSM. Na segunda linha, da esquerda para a direita: homem jovem de pele escura, tem expressão facial séria e está levemente de lado. Tem olhos pequenos e escuros, sobrancelhas finas, nariz e boca grandes. Os cabelos são cacheados, escuros e na altura do ombro e estão presos para trás. Veste camisa social escura. Ao lado, mulher de meia idade de pele clara, rosto sério. Tem olhos escuros, sobrancelhas arqueadas e escuras. Tem os cabelos curtos, lisos e escuros. Veste regata branca, usa colar de contas e argola prata. Está com os braços cruzados. Por fim, fotografia de um homem de meia idade, de pele clara, com a expressão facial séria. Tem olhos pequenos e claros, cabelos curtos, lisos e escuros, nariz e boca pequenos. Veste camisa social escura. Na frente dele, há um microfone grande em formato de bala. O fundo das fotografias é escuro.
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Aurea Viegas Flores (mãe de vítima), Mirian Schalemberg (sobrevivente), Luiza Bissacott Mathias (sobrevivente), Maike Adriel dos Santos (sobrevivente), Carina Correa (mãe de vítima) e Marcelo Canellas (jornalista). Fotografias e montagem: Ricardo Ravanello.

O projeto fotográfico surgiu, no final de 2019, com o objetivo de contribuir para a criação de memórias. “Eu sempre digo que é uma espécie de obrigação, dentro do ofício dos fotógrafos, se interessar e documentar esses fatos que são muito importantes para a humanidade”, destaca Ricardo. O docente explica que queria fazer algo para contribuir com o registro da tragédia que marcou Santa Maria, que também é sua cidade. Mas ele não queria um modo comum de fotografar, como é o processo digital.

O processo da fotografia

 

  1. É feito um contato prévio com as pessoas que serão fotografadas e a sessão é agendada;

  2. O vidro em que a fotografia será feita é preparado e limpo;

  3. Aplica-se um produto chamado colódio salgado, e então a placa é mergulhada em uma solução de prata, que torna o material fotossensível;

  4. No laboratório escuro e fechado, a placa de vidro é retirada da solução de prata e inserida em um chassi, espécie de moldura fechada;

  5. O foco da câmera e as luzes são ajustados;

  6. O processo é explicado para a pessoa que será fotografada, e a pose da foto é treinada;

  7. O chassi é inserido na câmera;

  8. A câmera é aberta e está exposta à luz. É neste momento que a fotografia é feita;

  9. No laboratório, o revelador é jogado no vidro: a imagem leva de dez segundo a um minuto para aparecer;

  10. Com a imagem revelada, o processo é interrompido com água;

  11. O fixador é aplicado e os resíduos são lavados;

  12. A imagem passa pelo processo de secagem;

  13. Por fim, o verniz é aplicado e a imagem é finalizada.

Descrição da imagem: Placa de madeira em tom de marrom caramelo. A placa está fechada e tem detalhes em prata nas extremidades.
Chassi da câmera fechado. Esta placa é encaixada na câmera para a captura da imagem. Fotografia: Ricardo Ravanello.
Descrição da imagem: Placa de madeira pequena e retangular aberta. As bordas são de madeira em tom de marrom caramelo, e a parte interna é preta. O fundo é branco.
Chassi da câmera aberto. Sobre a parte preta, é acomodada a placa de vidro. Fotografia: Ricardo Ravanello.
Descrição da imagem: Placa de madeira retangular aberta. As bordas são em tom caramelo e a parte interna em preto. No lado direito, a parte interna é removível, e pode ser puxada por um puxador para o lado direito, o que abre a placa. O fundo é branco.
Chassi da câmera aberto. Engrenagem que abre a placa permite a entrada de luz, quando o chassi já está instalado na câmera. Fotografia: Ricardo Ravanello.

Para compreender mais sobre o processo, assista esse vídeo:

No vídeo acima, o fotógrafo usa placas de metal, elemento que se diferencia das placas de vidro usadas por Ricardo.

Descrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de um estúdio fotográfico. Em primeiro plano, parte externa de um refletor de led. No lado direito, em segundo plano, câmera antiga com estrutura de madeira. Em terceiro plano, cadeira de madeira com estaca de madeira que sustenta um encosto para pescoço. Atrás, tecido laranja suspenso. Ao fundo, parede branca.
Estúdio fotográfico. Na cadeira, em segundo plano, haste de madeira com encosto para a cabeça ajuda a manter a imobilidade da pose na hora da fotografia Fotografia: Samara Wobeto.

As experiências

Gabriel Rovadoschi Barros foi uma das pessoas fotografadas. Ele é sobrevivente da Kiss e o atual presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). “Ver o resultado da fotografia foi muito impactante e foi muito interessante o misto de sentimentos. Dava para ver a fotografia sendo revelada na hora, a imagem vai aparecendo naquela placa de vidro, aos poucos se revelando, e com uma nitidez que eu não esperava”, descreve Gabriel.

Descrição da imagem: Fotografia horizontal e em tons escuros de um retrato feito com a técnica de colódio úmido. O retrato é vertical, feito em uma placa de vidro, e é segurado por duas mãos contra fundo preto, que dá o contraste. No retrato, homem jovem de pele clara, tem os olhos grandes e escuros, bigode escuro, cabelos escuros e cortados rente ao couro cabeludo. Está sério e apoia as mãos no queixo. Veste suéter escuro.
Retrato de Gabriel Rovadoschi Barros com a técnica de colódio úmido. Fotografia: Samara Wobeto.

Maike Adriel dos Santos é sobrevivente da Kiss e formado em Desenho Industrial pela UFSM. Em 2019, participou do início do projeto e fazia os contatos com as pessoas. Também auxiliava Ricardo com a montagem das luzes e calibragem dos equipamentos. Além disso, foi um dos fotografados, e conta sobre a emoção em ver a sua imagem revelada: “Ver a tradução de uma coisa que eu sinto dentro de mim, no mental, no psicológico, foi emocionante. Essa transposição no vidro eu achei muito legal, essa visão que a fotografia, que a técnica passam, de contar, de maneira mais artística, a minha história e de outras pessoas”, reflete.

Descrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de um suporte de madeira clara no qual estão encaixadas dezenas de placas de vidro. O suporte está sobre uma mesa clara. O fundo é uma parede branca.
Fotografias em placas de vidro prontas. Fotografia: Samara Wobeto

A técnica do colódio

A técnica escolhida para o projeto foi a do colódio úmido. De acordo com Ricardo, seu surgimento remonta aos anos de 1850, uma década após a invenção da fotografia. A lente da câmera com que a fotografia é feita também é dessa época, o que, para o fotógrafo, acrescenta ao projeto uma camada de informação e de profundidade que a fotografia digital não possibilita. A câmera usada tem cerca de 100 anos e foi adquirida em um leilão em São Paulo.

Descrição da imagem: Fotografia vertical e colorida de uma câmera antiga. Ela tem bastante altura, e tem um suporte de madeira escura. A parte principal do suporte é uma caixa de madeira, na qual está instalada uma lente com grande abertura. Ao redor da caixa, espécie de moldura em forma de arco. Na parte inferior, pés com rodinhas para locomoção. Ao lado direito da câmera, dois refletores de luz em formato redondo. O fundo é uma parede branca.
Câmera fotográfica usada no projeto. Fotografia: Samara Wobeto.
Descrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida do visor da câmera. Nele, a imagem de um homem aparece de ponta cabeça. O visor tem moldura de madeira escura. No fundo, tecido laranja.
Visor da câmera. Nas técnicas antigas de fotografia, as imagens aparecem invertidas. Nas câmeras digitais, por conta de uma estrutura de espelhos, a visualização se assemelha à visão humana. Fotografia: Samara Wobeto.

A escolha pela técnica teve algumas motivações que, segundo Ricardo, foram descobertas na medida em que ele pesquisava e estudava sobre processos antigos de fotografia. A primeira característica é que a técnica de fotografar com colódio úmido é um processo lento de execução. Ricardo relata que, enquanto prepara o equipamento e explica como a fotografia será feita, é comum que sobreviventes, pais, familiares e amigos de vítimas e profissionais que trabalharam envolvidos com o incêndio ou com suas consequências contem suas histórias. “Essa lentidão da foto cria uma espécie de espaço para ter esses encontros, para ter essas conversas. É oportunizar para as pessoas uma experiência com a fotografia para construir algum tipo de memória positiva ”, reflete Ricardo.

Como o processo de fotografia é artesanal, feito sobre um vidro, não há possibilidade de fazer dois retratos iguais. “Cada fotografia é absolutamente única, como era a vida das pessoas que se foram. Tem o espelhamento dessa característica”, explica Ricardo. 

Outro ponto que ele destaca é que, por conta de a fotografia levar mais tempo para ser feita – pode variar de 2 a 10 segundos – e da necessidade de muita luz, a pessoa fotografada precisa encarar a câmera e não se mexer. Para Ricardo, essas características trazem uma responsabilidade para quem é fotografado. “Eu acho que cria uma relação bacana, me parece que as pessoas se revelam mais, se colocam mais na foto”, descreve. Para Gabriel, a experiência de ser fotografado foi marcante. “Eu pude levar minha família para acompanhar e envolvê-los nesse processo de aceitar essa parte da minha história, aceitar que eu sou sobrevivente”, relata Gabriel. 

A quarta característica é composta pelos elementos de textura que podem aparecer no resultado final: como o processo compreende o uso e a manipulação de líquidos sobre o vidro para a revelação e fixação, há possibilidade de as bordas ficarem irregulares. “Conforme o corte da câmera, às vezes pega aqui no braço, por exemplo, e aí tu não sabe se ali tem uma queimadura da pessoa ou é uma borda do processo, elas se fundem, elas se misturam”, descreve Ricardo. Além disso, por usar prata como material para a preparação do vidro, é uma imagem formada por um metal nobre, o que a torna especial.

Para Ricardo, contudo, foi um elemento histórico que deu a certeza de que esse era o processo adequado para registrar a história da Kiss. A nitrocelulose, base da criação do colódio, foi inventada em 1848 como uma tecnologia militar, usada como explosivo. Em 1849, um médico descobriu que, ao diluir a substância com álcool e éter, criava-se uma emulsão – o colódio – que pode ser usada para curar ferimentos de guerra. Em 1851, o colódio foi misturado com sais, o que permitiu a invenção do processo fotográfico. “Tem isso no processo: uma tecnologia militar que vira uma tecnologia de cura e que vira uma tecnologia artística. Nenhum outro processo tem isso”, descreve o docente.  

Além disso, quando as fotografias são digitalizadas e ampliadas, outro elemento significativo se torna visível: “Quando tu olha para ela ampliada, em que perde a noção das feições do rosto, de claro e escuro, parece uma fuligem, parece aquela fuligem quase do resto do incêndio”, conta Ricardo. Para ele, as imagens também são resultados da tragédia: “A expressão das pessoas e todas as histórias que têm atrás delas, são todas frutos desse incêndio”.

Construção da memória

Marcelo Canellas, jornalista santa-mariense que cobriu a tragédia e suas repercussões a nível nacional, conta que o convite para ser fotografado foi feito durante uma entrevista. Diretor da série documental ‘Boate Kiss – a tragédia de Santa Maria’, da Globo Play, o jornalista voltou à cidade após a anulação do julgamento para ouvir os protagonistas do documentário. Entre eles, estava Gabriel, e a entrevista aconteceu no estúdio de Ricardo. Lá, Canellas conheceu o projeto e foi fotografado. “É inegável que, de certa forma, eu faço parte dessa história construída coletivamente. Me sinto como um tijolinho na construção do imaginário iconográfico da trajetória da Kiss”, pondera.

 

Para o jornalista, as palavras-chave da história da Kiss são memória e justiça. “A construção da memória se contrapõe àquilo que é quase uma doença brasileira, que é a ideia de que esquecer faz superar”, destaca. Ele recorda exemplos como a ditadura militar no Brasil, em que a elite política e econômica apostou no esquecimento como forma de superação. “A memória é importante porque combate o esquecimento, e o esquecimento é primo e irmão da injustiça. Quando você insiste na preservação da memória, está apontando para a  possibilidade de justiça, que também é não repetir os erros. E você não repete os erros quando lembra deles e por que aconteceram”, reflete Canellas.

 

Segundo Gabriel, este tipo de projeto tem papel importante no registro da história e na consolidação da memória. “A fotografia é uma forma de narrar e pode contribuir muito para revelar essa importância. O esquecimento é perigoso”, pontua. Para Maike, a fotografia em forma de lembrança também é uma forma de prevenção. Ele destaca que este é um ponto-chave, repetido pelas pessoas envolvidas na tragédia. “Projetos como esse são importantes para que a tragédia não se repita”, enfatiza.

Produção de conhecimento na UFSM

Além do “Fotografar para lembrar”, na UFSM já foram desenvolvidos outros projetos e pesquisas que buscam construir saberes acerca da tragédia. Confira alguns deles: 

Próximos passos

Até o momento, já foram feitas cerca de 47 fotografias. A meta inicial, segundo Ricardo, é chegar a 50. O acervo será doado à AVTSM e será destinado à composição de um mural no futuro memorial. Para quem quiser saber mais sobre o projeto, pode acessar o site.

10 anos

Na data que marca o aniversário de 10 anos do incêndio da Boate Kiss, a AVTSM preparou uma programação que conta com rodas de conversa, palestras, caminhada, soltura de balões e outras atividades, que podem ser acompanhadas pelo instagram.

Expediente:

Reportagem: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e bolsista;

Capa: Ricardo Ravanello;

Fotografias: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e bolsista; e Ricardo Ravanello;

Tratamento de imagem: Júlia Coutinho, acadêmica de Desenho Industrial e bolsista;

Mídia social: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Gabriel Escobar, acadêmico de Jornalismo e bolsista; e Nathália Brum, acadêmica de Jornalismo e estagiária;

Edição de Produção: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e bolsista;

Edição geral: Luciane Treulieb, jornalista.

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