Ep2: Eu tenho uma teoria
No episódio 2, a gente fala sobre como a teoria quântica surge, onde a encontramos no nosso dia a dia e para qual direção ela está caminhando.
No primeiro bloco, a gente traz três fenômenos que foram fundamentais para o surgimento da teoria quântica. No segundo bloco, a gente fala de como o conhecimento dessa nova teoria acabou gerando uma série de tecnologias de ponta que temos hoje e, no bloco 3, a gente faz uma síntese de como a nossa compreensão atual da quântica está produzindo as tecnologias do amanhã.
Acesse a transcrição do episódio e a tradução para o Inglês.
Grande parte dos temas que a gente tratou no episódio, principalmente a parte histórica da formação da teoria quântica, aparecem com muitos mais detalhes no livro ‘Incerteza Quântica: Os mistérios de uma teoria e a nova era da informação’, do nosso entrevistado Rafael Chaves.
O ‘Quantum Technology Monitor’ publicado pela McKinsey em abril de 2023, traz um panorama geral dos investimentos globais em tecnologias quânticas.
Em relação às iniciativas brasileiras para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias quânticas:
- Neste documento, você pode ler mais sobre a criação do Centro de Competência em Tecnologias Quânticas no Senai Cimatec, localizado em Salvador. Trata-se de uma iniciativa financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
- Aqui você encontra o roadmap para a implementação de uma iniciativa em Tecnologias Quânticas no estado de São Paulo, que foi lançado no evento ‘Principia/SAIFR Symposium on Quantum Technologies for São Paulo, Brazil, and Latin America’ em Fevereiro de 2023.
- E seguem também links para saber mais sobre a Rede rio quântica e exemplos de iniciativas de fomento federais (CNPq/MCTI) e estaduais (Fapesp/Faperj) que visam fortalecimento exclusivamente da pesquisa nas áreas das tecnologias quânticas e ciências relacionadas.
Créditos do episódio:
No episódio, você ouve trechos de entrevistas com o Pablo Saldanha, a Ingrid Barcelos, a Gabriela Barreto Lemos e o Rafael Chaves.
Utilizamos trechos do filme Quem somos nós, de 2004, dos canais de YouTube Laércio Fonseca e Kelly Lemos: dor crônica e do livro A Cura Quântica, do autor Deepak Chopra.
Idealização: Leonardo Guerini e Gláucia Murta
Produção: Gláucia Murta, Leonardo Guerini, Luciane Treulieb, Samara Wobeto e Vitor Zuccolo
Apresentação: Glaucia Murta, Leonardo Guerini e Luciane Treulieb.
Roteiro do episódio: Leonardo Guerini, com contribuições da Gláucia Murta, Luciane Treulieb e Samara Wobeto
Consultoria de roteiro: equipe do podcast Ciência Suja
Edição de som: Leonardo Guerini, Vitor Zuccolo e Mateus Scherer
Suporte de gravação: Pablo Ruan
Mixagem: Felipe Barbosa
Música original: Pedro Leal David
Identidade visual e as ilustrações de capa: Augusto Zambonato
Mídias sociais: Milene Eichelberger
Site: Daniel M. De Carli
O Q Quântico é produzido dentro de universidades públicas. Contamos com o apoio de diversos funcionários das nossas instituições que contribuíram para que o podcast chegasse ao seu formato final. Agradecemos o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do cluster de excelência “Matter and Light for Quantum Computing” (ML4Q) da Alemanha. E o suporte e infraestrutura da Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf e das rádios da Universidade Federal de Santa Maria.