Ep1: Quanto mais quântico, melhor
O episódio 1 discute o conceito de ciência e o que a diferencia da pseudociência.
No primeiro bloco, a gente traz alguns critérios que ajudam a definir o que, afinal de contas, é essa tal ciência. No bloco 2, em contrapartida, a gente fala do que caracteriza a pseudociência. E, no bloco 3, a gente discute como a pseudociência bem intencionada também pode ser bastante perigosa.
Acesse a transcrição do episódio e a tradução para o Inglês.
A gente deixa aqui algumas recomendações caso você queira saber mais sobre os temas discutidos no episódio:
– Sobre filosofia da ciência e o problema da demarcação, a gente recomenda os livros Ciência e Pseudociência, do Ronaldo Pilati, e On the fringe, do Michael Gordin.
– Um livro um pouco mais leve sobre combate às pseudociências é O mundo assombrado pelos demônios, do Carl Sagan.
– Na Revista Questão de Ciência, você encontra vários textos interessantes sobre ciência e pseudociência, inclusive o que citamos nesse episódio, que se chama Ciência de verdade passa longe de ‘feira quântica’ de autoria do nosso entrevistado Marcelo Schappo.
– Sobre os perigos da pseudociência bem intencionada: a reportagem da revista Galileu Pacientes com câncer que fazem tratamentos alternativos morrem mais mostra o perigo de tratamentos alternativos que oferecem curas milagrosas. E a reportagem da Chloé Pinheiro para a revista Veja Saúde, Tratamentos alternativos: fique atento aos riscos, mostra que grande parte de pacientes que seguem métodos alternativos tem chance de largar o tratamento convencional.
– E, finalmente, sobre os perigos da pseudociência na gestão pública, o podcast Ciência Suja, em uma parceria com o Observatório de Políticas Científicas do Instituto Questão de Ciência, gravou vários episódios no formato mesacast sobre o papel da ciência nas políticas públicas. Vale a pena conferir. Você pode começar com o primeiro deles que se chama Políticas públicas baseadas em evidências.
Créditos do episódio:
A cena da loja de colchões foi reproduzida a partir de uma situação real que o Vitor e a Samara vivenciaram. Para preservar a identidade do vendedor, a cena foi recriada e, no episódio, o vendedor foi interpretado pelo ator Felipe Dagort.
No episódio, você ouviu trechos de entrevistas com o Pablo Saldanha, o Osvaldo Pessoa Jr., o Marcelo Schappo, a Thaiane Oliveira e o Marcelo Yamashita.
Foram utilizados no episódio trechos dos seguintes canais do YouTube: Elaine Ourives, Tiago Benevides, Fatos Desconhecidos, TV Unesp, William Sanches, além do podcast A física quântica na vida real.
Idealização: Leonardo Guerini e Gláucia Murta
Produção: Gláucia Murta, Leonardo Guerini, Luciane Treulieb, Samara Wobeto e Vitor Zuccolo
Apresentação: Glaucia Murta, Leonardo Guerini e Luciane Treulieb.
Roteiro do episódio: Leonardo Guerini, Luciane Treulieb e Samara Wobeto, com contribuições da Gláucia Murta
Consultoria de roteiro: equipe do podcast Ciência Suja Edição de som: Leonardo Guerini, Vitor Zuccolo e Mateus Scherer
Suporte de gravação: Pablo Ruan
Mixagem: Felipe Barbosa
Música original: Pedro Leal David
Identidade visual e as ilustrações de capa: Augusto Zambonato
Mídias sociais: Milene Eichelberger
Site: Daniel M. De Carli
O Q Quântico é produzido dentro de universidades públicas. Contamos com o apoio de diversos funcionários das nossas instituições que contribuíram para que o podcast chegasse ao seu formato final. Agradecemos o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do cluster de excelência “Matter and Light for Quantum Computing” (ML4Q) da Alemanha. E o suporte e infraestrutura das rádios da Universidade Federal de Santa Maria e da Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf