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Disciplinas ofertadas totalmente em inglês promovem intercâmbio sem sair da sala de aula

Prática do “inglês como meio de instrução” incentiva a internacionalização da UFSM



Um ambiente internacionalizado dentro da própria Universidade, com trocas de experiências e culturas: já pensou em como isso pode ser possível na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)?

English as a Medium of Instruction (EMI) é uma prática que vem crescendo no mundo, principalmente em lugares que buscam a globalização por meio da educação internacional. O conceito começou a ser usado na UFSM ainda em 2019. Naquele ano, a comunidade acadêmica respondeu um questionário para levantar dados acerca do conhecimento e domínio de idiomas estrangeiros, bem como o interesse em realizar disciplinas ministradas em línguas diferentes do português.

Descrição da imagem: ilustração horizontal e colorida de uma sala de aula. Na parte inferior da imagem, em primeiro plano, uma mesa horizontal em tom com, com dois alunos sentados em cadeiras de cor mostarda. Eles estão de costas. Na esquerda, mulher loira de pele branca, veste blusa azul clara e calça azul marinho. Na direita, homem de pele negra e cabelos pretos e curtos, veste blusa laranja. Atrás, quadro horizontal na cor verde escuro, com a frase, em giz branco, "The harder I work, the greater my look seems". Ao lado, na direita da imagem, mulher de pele branca, cabelos escuros e lisos, olhos escuros, que veste vestido azul marinho, está com os braços abertos e a boca aberta. O fundo é uma parede lilás.

Na tradução literal, a sigla EMI significa “inglês como meio de instrução”, ou seja, o idioma estrangeiro é usado para ensinar conteúdos de diferentes disciplinas e distintas áreas como matemática, geografia, engenharia e filosofia. “O EMI é visto como uma ferramenta que permite a comunicação para promover conexões globais e a cooperação acadêmica internacional”, comenta Igor Castellano, professor de Economia e Relações Internacionais na Universidade.

Por que o inglês?

Segundo  Castellano, o inglês é uma língua muito importante para todos os cursos de graduação e pós-graduação, principalmente para aqueles que trabalham com textos e manuais redigidos em língua inglesa, como é o caso de Relações Internacionais. De acordo com o professor, desde o início do curso os alunos são incentivados ao aprendizado da língua estrangeira. O inglês é considerado o mínimo denominador comum para o meio científico e os profissionais que trabalham com questões relacionadas à integração de diferentes países e línguas.

Aulas totalmente em língua inglesa

Aulas em inglês mas que não são de inglês. Na UFSM, os alunos podem realizar disciplinas do seu próprio curso que são ministradas em língua inglesa. Segundo Graciela Hendges, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas,  isso já aconteceu nos cursos de graduação em Economia, mas não teve prosseguimento. Atualmente, alunos dos cursos de pós-graduação têm essa oportunidade. A iniciativa não está ligada a um curso específico, ou seja, podem atender a todos os Programas de Pós-Graduação da UFSM. A ideia, conforme Graciela, é que, ao longo dos anos, outros cursos também tenham estrutura para oferecer a mesma oportunidade aos seus discentes. 

O professor Castellano conta que, ainda em 2019, havia um grande receio em relação à oferta de disciplinas por parte do corpo docente permanente dos programas de pós-graduação em Economia e Relações Internacionais. Após pesquisas sobre métodos e formas de praticar o inglês como meio de instrução na Universidade, foi formado um corpo com 10 docentes. Para Castellano, as disciplinas ofertadas em inglês “são uma forma de estimular a vinda de estudantes estrangeiros para a Universidade, bem como proporcionar aos alunos brasileiros a experiência de intercambialidade”.

Em 2022 foram criadas, oficialmente, as primeiras turmas em inglês. A dinâmica utilizada pelos professores varia, mas em todas elas a base utilizada é o idioma estrangeiro. Segundo Castellano, que é docente na disciplina de  Advanced Deminar on International Security Strategy and Defens chama atenção o esforço e interesse dos alunos na participação nas aulas. A primeira aula foi ministrada no dia 6 de maio e, para o professor, foi um momento histórico para a UFSM. Ele menciona que foi importante estabelecer uma familiaridade com o idioma desde antes do início das aulas. Para isso, alguns métodos foram estabelecidos: o idioma adotado no Moodle é o inglês, bem como as mensagens e emails enviados aos alunos. 

Para Rafaella Pelliccioli, aluna da disciplina ministrada pelo professor Castellano, a oferta dessa modalidade de ensino oportuniza a equidade entre os alunos, pois todos aprendem juntos. “Existe uma hierarquia do professor com o aluno, mas todos estão ali pelo mesmo objetivo, e todos vêem aquilo como um desafio, isso demanda um esforço maior de cada um”, ressalta. Rafaela considera as discussões trazidas em língua estrangeira uma forma de abrir espaço para aprender mais sobre o curso escolhido.

Além da disciplina ministrada pelo professor Castellano, que já está com as aulas em andamento, outras cinco disciplinas foram criadas e serão ofertadas no segundo semestre de 2022, como informa a Secretaria do Programa de Pós Graduação da UFSM. São elas:

  • Entrepreneurship and Innovative Business Models (Empreendedorismo e modelos de negócios inovadores)

Aborda tópicos sobre o desenvolvimento empreendedor e geração de modelos de negócios inovadores em diversas áreas de atuação. Tem carga horária de 15 horas.

  • Introduction to Academic Writing in English (Introdução à escrita acadêmica, em inglês)

Ensina sobre a escrita acadêmica em inglês. Tem carga horária de 15 horas.

  • Introduction to the Philosophy of Science (Introdução à filosofia da ciência)

Introduz as principais questões filosóficas sobre o conhecimento científico e sua metodologia e debate a realidade da ciência. Tem carga horária de 30 horas.

  • Open Science (Ciência Aberta)

Com caráter prático, estuda os princípios da Ciência Aberta e o impacto pessoal que isso pode ter sobre os pesquisadores e sua pesquisa. Tem carga horária de 30 horas. 

  • Research Seminars and Projects (Seminários e Projetos de Pesquisa)

Promove a leitura, interpretação e revisão de revistas científicas conforme a área de interesse do aluno.

Para o professor Castellano, que recomenda o aprendizado da língua inglesa desde o início da graduação, a oferta de disciplinas em inglês estimula a capacidade de comunicação no idioma, que é a base da própria ciência que os alunos aprendem. A experiência de intercambialidade nasce ainda dentro da sala de aula, além de essa ser também uma forma de estimular o intercâmbio de alunos estrangeiros, que se sentem acolhidos em uma sala de aula que fala seu idioma nativo.

Veja os cursos ofertados pela UFSM de línguas estrangeiras

– A Rede Andifes IsF promove de forma gratuita a discentes, docentes e técnico-administrativos, cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português para estrangeiros. As 1.100 vagas ofertadas já foram preenchidas. Novas turmas devem ser abertas no segundo semestre através de edital no site da Andifes.

 

O Projeto Línguas no Campus (Linc) ministrou aulas online para alunos com Benefício Socioeconômico (BSE) durante o segundo semestre de 2021. As próximas turmas podem ser acompanhadas pela página do projeto no Facebook.

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas iniciou dia 20 de abril uma nova turma do Curso de Inglês Básico – Módulo I. O curso é ofertado para alunos e ministrado pelo servidor Marcelo Tascheto da Silva. Novas turmas devem ser divulgadas no Portal de Capacitação da UFSM.

O professor também é beneficiado nessa relação, porque, ao planejar as aulas, exercita o idioma e as diferentes formas de se comunicar de uma maneira clara e precisa. 


O projeto “Inglês como meio de instrução na UFSM: políticas, percepções e implementação em direção à internacionalização”, coordenado pela professora Graciela Hendges, realizará um evento no dia 10 de junho, no Miniauditório 109 do CTE da Universidade. De acordo com a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM, durante o evento haverá discussão com docentes interessados sobre possíveis estratégias institucionais para o desenvolvimento e implementação de EMI. O “I Simpósio de Inglês como Meio de Instrução (EMI) na UFSM”  terá a participação da pesquisadora convidada Ana Luiza Pires de Freitas, docente do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA). Para participar do evento não é necessário realizar inscrição prévia. O simpósio também terá transmissão online pelos portal da UFSM no Youtube.

Expediente:

Reportagem: Tayline Alves Manganeli, acadêmica de Jornalismo e voluntária;

Design gráfico: Vinicius Bandeira, acadêmico de Desenho Industrial e estagiário;

Mídia social: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Rebeca Kroll, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Ana Carolina Cipriani, acadêmica de Produção Editorial e bolsista; Ludmilla Naiva, acadêmica de Relações Públicas e bolsista; Alice dos Santos, acadêmica de Jornalismo e voluntária; e Gustavo Salin Nuh, acadêmico de Jornalismo e voluntário;

Relações Públicas: Carla Isa Costa;

Edição de Produção: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e bolsista;

Edição geral: Luciane Treulieb e Maurício Dias, jornalistas.

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