A Arco vai completar quatro anos em junho deste ano, e quem acompanha a revista desde o início sabe que sempre ambicionamos atingir o público ‘para além do arco’ – uma metáfora ao arco de entrada do campus da UFSM em Santa Maria. Na verdade, essa segue sendo a nossa meta – e a missão para a qual a Arco foi criada. No entanto, nos demos conta de que, em termos estratégicos, precisávamos primeiramente de um maior reconhecimento institucional da comunidade acadêmica – que já é, de todos os modos, um público considerável: 35 mil pessoas, entre servidores técnicos, docentes e alunos. E isso sem levar em conta ex-alunos e servidores aposentados.
Seguimos traduzindo a ciência e popularizando-a. Queremos aproximar diferentes áreas do conhecimento a partir do que de fato se produz na Universidade. Seja contando sobre o projeto de um pós-graduando da Medicina que será lido por um aluno do Colégio Politécnico, ou sobre a pesquisa de um docente da Engenharia Florestal claramente compreendida por um servidor técnico da área de tecnologia.
Para nós, esse é um reposicionamento na produção de conteúdo – especialmente na versão digital. Ao nos reposicionarmos, também estamos visando estabelecer um diálogo maior com os pesquisadores da UFSM. Aqui faço um pedido especial aos nossos cientistas: rompam a timidez e divulguem o trabalho desenvolvido por vocês. Essa não é apenas uma questão de visibilidade, mas pode até ser compreendida como um dever: a sua produção científica apresentada para a comunidade de forma compreensível e interessante, segundo o que sustentam os preceitos sobre popularização da ciência.
Em linhas gerais, se sua pesquisa pode ser de interesse público, ela pode ser uma pauta jornalística isto é, interessa à Arco. Para incentivar essa aproximação, estamos retomando a nossa campanha “Resgate seu trabalho”. Queremos que a Arco seja lembrada cada vez que os departamentos, cursos e grupos de pesquisa da Universidade discutirem projetos que se encaixem na nossa linha editorial. “Acho que isso pode interessar à Arco, vou escrever para eles” deveria ser um pensamento recorrente entre os pesquisadores. Sabemos que se trata de uma mudança de cultura entre os pesquisadores, e é importante que os cientistas se deem conta de que todos ganham com essa divulgação: os leitores, eles próprios e a instituição.
No último ano, três matérias produzidas por nós acabaram gerando uma expressiva repercussão: um texto publicado no nosso site foi citado em um artigo da revista Carta Capital, de circulação nacional; uma reportagem da Arco foi divulgada no extinto jornal A Razão, de Santa Maria; e uma entrevista com um pesquisador que veio a Santa Maria participar de um evento apoiado pela UFSM foi reproduzida pelo Diário de Santa Maria.
O LEx, Laboratório de Experimentação em Jornalismo, tem sido um aliado fundamental nesse momento de reposicionamento. Mais pessoas, com formações distintas, foram incluídas na nossa equipe, e estamos pensando constantemente em como tornar a revista mais atrativa e manter os conteúdos de qualidade. Vamos investir em formatos jornalísticos diferenciados e estamos trabalhando na construção de um novo site, que será lançado até a metade deste ano. Além disso, a Arco tem sido exemplar no sentido de mostrar que é possível que a Coordenadoria de Comunicação da UFSM e o curso de Comunicação trabalhem juntos, gerando bons resultados em prol da Universidade.
Nesta 7ª edição impressa da Arco, a Paleontologia é o tema principal das matérias do nosso dossiê. Nossa ideia é destacar o quanto a região de Santa Maria é reconhecida internacionalmente por achados fósseis, com o desenvolvimento de importantes estudos no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia, que existe na UFSM desde 2013. Entre os outros assuntos trabalhados nesta edição, a internacionalização da Universidade é destaque em duas matérias sobre as parcerias da UFSM com a Rússia e a Coreia do Sul, que têm gerado pesquisas e até um robô – o Dimitri.
Todas as edições impressas estão disponíveis no nosso site, que também apresenta conteúdos exclusivos produzidos para o formato digital. Acesse nosso site, leia a revista impressa, curta nossa página no Facebook e, se tiver comentários ou sugestões, escreva para nós. Boa leitura!
Luciane Treulieb
Editora-chefe da revista Arco