Devido à pandemia da Covid-19, a UFSM está em regime de ensino remoto desde 2020. Com isso em mente, o curso de Arquitetura e Urbanismo do campus de Cachoeira do Sul decidiu trazer uma temática diferente para a sua oficina, que ocorre bianualmente. A intenção foi aproximar os alunos da Universidade e ensinar uma forma criativa de se fazer projetos arquitetônicos por meio da proposta intitulada “UFSM collage: [re]conhecer o lugar”. A oficina aconteceu em novembro do ano passado de forma virtual e gerou resultados ousados e atrativos, nos quais foram utilizados a técnica de colagem.
O evento realizou a sua terceira edição e funciona como uma espécie de “gincana científica”, na qual todos os alunos do curso são convidados a participar. O professor Samuel Brito, um dos responsáveis pela organização da atividade, conta que a necessidade de fazer uma oficina online trouxe uma possibilidade de reflexão e por isso escolheram trabalhar com o tema do verdadeiro lugar de ensino: a Universidade. “A oficina foi um exercício propositivo, imaginativo e livre, para pensar como deveria ser o nosso campus, já que ele ainda está em fase de construção, e também porque estamos distante dele, com expectativas de voltar. Para nós da arquitetura, pensar o nosso lugar é também pensar o lugar que queremos”, diz o professor.
Além de desafiar os alunos a pensarem propostas para o campus universitário, a oficina também trouxe uma nova metodologia: a colagem. Diferentemente dos modelos arquitetônicos tradicionais, que são feitos com imagens e maquetes realistas, o curso propôs que os estudantes expressassem suas ideias de forma mais autoral e menos simulada. De acordo com o professor Brito, a ferramenta da colagem é algo muito pertinente e oportuno para pensar a temática do evento. Para ele, a realidade virtual e tecnológica é importante, mas também é preciso investigar a dimensão criativa e sensível na hora de realizar um projeto.
A colagem é uma técnica simples e antiga que tem como característica a sobreposição de imagens e traços leves e coloridos. É um método artístico que cria composições a partir de outras imagens, texturas e materiais diversos. Quando aplicada ao projeto arquitetônico, a metodologia permite que o arquiteto avalie outras informações do local, como as paisagens, os ruídos, a vizinhança, em qual parte há maior circulação de pessoas, quais sensações o local transmite, entre outros elementos. “Existe uma dança de arranjos, interesses, expectativas, necessidades e funcionalidades que fazem parte do processo criativo, então nessa etapa a colagem mostra-se uma bela ferramenta”, explica o professor.
Os trabalhos da oficina foram feitos através da colagem digital, que conta com o auxílio de plataformas de edição de imagem, por isso o professor Brito acredita que a técnica foi adequada para ser trabalhada de forma remota. “Além da praticidade tecnológica, a colagem trouxe uma aproximação da nossa Universidade com os alunos. Por isso, era muito importante que a oficina fosse online, para podermos dialogar com os alunos novos que ingressaram durante a pandemia e aproximar eles da nossa realidade local”.
É o caso de Ana Paula Rodrigues d’Assunção, aluna do 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo, que, por ter entrado na faculdade durante a pandemia, ainda não conseguiu conhecer o campus presencialmente. “Como estou recém iniciando o curso, foi muito engrandecedor poder ter essa troca com os alunos e professores, além de pensar nas propostas e conhecer um pouco melhor a Universidade”, conta.
Ana Paula também destaca como ponto positivo o aprendizado propiciado: “eu já conhecia a técnica de colagem, mas nunca tinha pensado nela como algo possível de aplicar na arquitetura. A oficina me ensinou como a criatividade pode ser utilizada de várias maneiras no ato da idealização de um projeto arquitetônico”.
A oficina e seus resultados
O evento aconteceu entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021 e contou com a participação de cerca de 80 alunos divididos em dez equipes. Cada uma delas era composta por estudantes de diferentes semestres, de modo a promover integração e a troca de conhecimentos na realização das atividades. A oficina também tinha como proposta a agilidade: o trabalho final consistia na entrega de três colagens feitas em um prazo de 30 a 40 horas.
As colagens deveriam ser sobre o campus da UFSM de Cachoeira do Sul e foram classificadas em três categorias: acesso ao campus, espaços livres e espaços construídos. Consistiam em trazer, respectivamente, uma proposta de projeto para a entrada da Universidade, para uma área livre e ampla, e para a área de ensino onde ficam localizadas as salas de aula. Os melhores trabalhos de cada categoria assumiram uma posição de destaque e, no fim, foi realizada uma classificação geral das equipes.
Para a estudante Martiele Wilhelm, do 10º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, a experiência do evento foi muito boa: “é muito legal ter esse contato com grande parte das pessoas que estão no curso, principalmente agora na rotina de ensino remoto. Também gostei muito da temática escolhida, de retratar a nossa Universidade, pois é um lugar que sentimos muita saudade. A oficina ajudou a relembrar as nossas vivências e criar expectativas para quando pudermos retornar presencialmente.”
O corpo docente e comissão organizadora da oficina também ficaram muito satisfeitos com o resultado final do evento. Para o professor Britto, o objetivo foi cumprido: “Pudemos aplicar uma técnica enriquecedora e mostrar que o nosso campus é um lugar estimulante, que existe um grupo de professores e de alunos que pertencem àquele lugar. Isso é motivador para o aluno vir às aulas, não trancar o curso e viver a faculdade mesmo diante dos desafios da pandemia”, afirma.
Você pode conferir mais sobre a oficina e todos os trabalhos realizados nas redes sociais do evento.
Expediente
Reportagem: Rebeca Kroll , acadêmica de Jornalismo e bolsista
Produção Gráfica: Noam Wurzel, acadêmico de Desenho Industrial e bolsista
Mídia Social: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Alice Santos, acadêmica de Jornalismo e voluntária; Rebeca Kroll, acadêmica de Jornalismo e bolsista; e Martina Pozzebon, acadêmica de Jornalismo e estagiária
Edição de Produção: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e bolsista
Edição Geral: Luciane Treulieb e Maurício Dias, jornalistas