Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Passado e Presente

Mescla de imagens do passado e do presente dão destaque às belezas da UFSM



Fotografia horizontal e colorida do Planetário da Ufsm em processo de construção, mesclado com a imagem da entrada no presente. A construção é arredondada com uma cúpula. No centro, há uma entrada com teto horizontal e vermelho. A construção tem a estrutura em madeira, em uma mescla da fotografia envelhecida, em preto e branco, com a fotografia colorida. Há cerca de cinco homens de capacete e roupas brancas trabalhando na construção. Na frente do Planetário, calçada em calçamento. Na frente da calçada, rua de calçamento. Dos lados do Planetário, duas árvores médias, e gramado verde. O fundo é um céu azinzenrado no lado esquerdo, com nuvens pequenas e espalhadas, e azul no lado direito.

Rafael Beltrame, professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica da UFSM, tem interesse pela fotografia desde a infância, quando brincava com uma câmera Kodak Brownie que pertencia a sua avó. Mas foi apenas em 2014 que decidiu se aperfeiçoar no hobby e, em 2018, quando se comemoraram os 160 anos de Santa Maria, Rafael criou a série Passado e Presente, na qual apresenta a fusão de imagens antigas e atuais dos principais pontos da cidade. A inspiração foi o trabalho com fotografias da Segunda Guerra Mundial do russo Sergey Larenkov.

O objetivo do docente, ao criar esse projeto, foi estudar fotografia, homenagear Santa Maria e retratar o seu vínculo pessoal com a cidade. “Gosto bastante da história de Santa Maria. Sou natural daqui, minha família é de comerciantes e ferroviários, então tenho um vínculo afetivo muito grande com a cidade e com a sua história”, ressalta Rafael. Para realizá-lo, ele fez uma pesquisa das imagens antigas no Departamento de Arquivo Geral da UFSM, na Fundação Eny e também em livros e álbuns pessoais.

Entre as 18 fotografias da série, sete foram feitas nos principais pontos da UFSM, como o Planetário, a Biblioteca Central e o Estádio do Centro de Educação Física e Desportos. As imagens deste ensaio foram expostas  primeiramente no Royal Plaza Shopping, em 2018, e, um ano depois, o professor decidiu compartilhá-las em suas redes sociais.

Fotografia horizontal que mescla colorido da fotografia atual com o preto e branco da fotografia antiga. No centro superior da imagem, biblioteca central da UFSM em construção. É um prédio de três andares, sendo um o subsolo. Na sua frente, há uma rampa ascendente, que dá em um pátio de concreto. É nesse ponto que a fotografia antiga dá espaço para a fotografia atual. Ao redor da Biblioteca, gramado grande com algumas árvores de tamanho médio. Ao fundo, o Hospital Universitário em verde claro, carros estacionados e a rua. Na oart superior, céu com nuvens nubladas.
Fotografia horizontal que mescla colorido de fotografia atual com preto e branco de fotografia antiga. No centro, quatro pessoas, uma ao lado da outra, sendo três mulheres e um homem, vestem roupas claras e escuras. Em frente a elas, em preto e branco, fileira de seis carros antigos estacionados em frente ao prédio principal do Centro de Tecnologia. Na parte esquerda, em primeiro plano, um poste fino e parte do prédio em preto e branco. O restante do prédio é azul com detalhes amarelos abaixo das janelas de vidros. O prédio tem três andares, três blocos e 24 janelões nos andares superiores. Em frente ao prédio, canteiro com árvores. No canto superior direito há detalhe do céu, nublado.
Fotografia horizontal que mescla colorido da fotografia atual com o preto e branco da fotografia antiga. No centro direito da fotografia, grupo de mais de 30 pessoas caminham sobre a ponte seca da UFSM. Ao fundo, em preto e branco, se vê o prédio do Hospital Universitário e parte dos morros de Santa Maria. A parte esquerda da ponte, com canteiro, calçada e cerca, está colorido. Do lado esquerdo da fotografia, prédio 17, bege e com detalhes em amarelo, ruas de calçamento e árvores grandes. O céu é azul.Fotografia horizontal que mescla colorido da fotografia atual com o preto e branco da fotografia antiga. No centro direito da fotografia, grupo de mais de 30 pessoas caminham sobre a ponte seca da UFSM. Ao fundo, em preto e branco, se vê o prédio do Hospital Universitário e parte dos morros de Santa Maria. A parte esquerda da ponte, com canteiro, calçada e cerca, está colorido. Do lado esquerdo da fotografia, prédio 17, bege e com detalhes em amarelo, ruas de calçamento e árvores grandes. O céu é azul.
Expediente:
Reportagem: Alice dos Santos, acadêmica de Jornalismo 
Diagramação: Yasmin Facchin, acadêmica de Desenho Industrial 
Fotografias: Rafael Beltrame, professor do Centro de Tecnologia
Conteúdo produzido para a 12ª edição impressa da Revista Arco (Dezembro 2021)
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-9408

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes