O papel do Jornalismo Científico é aproximar a ciência do leitor. Oferecemos, com uma linguagem acessível, informações para que as pessoas entendam criticamente o seu entorno. Quando o conhecimento é assimilado, os leitores podem adaptá-lo às suas realidades e buscar transformar os contextos em que estão inseridos.
O esforço para mostrar que os assuntos científicos também interessam aos não-cientistas vem se ampliando dia a dia. Essa busca por popularizar a cultura científica na sociedade torna-se cada vez mais importante, pois pode influenciar o desenvolvimento social, político, econômico e tecnológico brasileiro.
A revista Arco é produzida com este ideal: permitir o acesso do público leigo às descobertas científicas e projetos desenvolvidos na UFSM. Pretendemos, com isso, contribuir para a geração de mais interesse pela ciência e para a difusão de uma cultura científica na sociedade. Não estamos sozinhos, já que esse é um processo coletivo, amplo e que envolve órgãos fomentadores, instituições de pesquisa, universidades, comunicadores, cientistas, educadores e estudantes.
Neste quarto número da Arco, apresentamos algumas mudanças: firmou-se uma parceria com a Editora UFSM e, a partir desta edição, um dos livros publicados pela editora da nossa Universidade será o destaque de duas páginas da Arco. A obra Avifauna no Campus estreia a nova editoria. Outra novidade é que os designers da Ideorama, agência de Curitiba, assumiram a tarefa de diagramar a revista e traduzir em imagens, cores e formas as nossas ideias.
Ajustes fazem parte de qualquer instituição pública, principalmente quando há mudança dos seus gestores, e esse contexto institucional acabou influenciando o tempo de produção da Arco. Ainda assim, acreditamos que a qualidade da publicação, tanto editorial quanto gráfica, foi mantida, e já estamos trabalhando para lançar, ainda este ano, a quinta edição da revista Arco. Conhecer e refletir sobre ciência e tecnologia é parte da formação cidadã de todos os indivíduos e pretendemos, através da popularização da ciência, seguir contribuindo para esse desenvolvimento.
Boa leitura!
Editora-chefe da revista Arco: Luciane Treulieb