Ep7: Com ciência quântica
De onde surgiu essa associação entre consciência e teoria quântica, que aparece tanto em conteúdos pseudocientíficos? Encerramos a temporada falando sobre mentalização, experimentos que envolvem a força do pensamento, reducionismo e a diferença entre charlatões quânticos profissionais e amadores.
Acesse a transcrição do episódio e a tradução para o inglês.
No primeiro bloco, a gente conta alguns dos possíveis motivos dessa associação entre física quântica e a ideia de que “o nosso pensamento constrói a nossa realidade”. No segundo bloco, a gente discute experimentos que se propõem a investigar essas conexões. E no bloco três, a gente encerra o episódio e a temporada com algumas conclusões sobre esse panorama da pseudociência quântica que a gente vem traçando aqui.
No bloco 1, o Osvaldo Pessoa Jr. nos guia pela linha de raciocínio pseudocientífica que tenta argumentar que o nosso pensamento constrói a realidade. A gente deixa aqui um link para o artigo de um estudo que argumenta que a escala de tempo da decoerência quântica é muito menor que as escalas de tempo relevantes para os processos neurais. O que mostra a implausibilidade de haverem fenômenos quânticos no cérebro. M. Tegmark, Importance of quantum decoherence in brain processes, Phys. Rev. E 61, 4194 (2000).
No bloco 2, a gente conta o caso do físico Gabriel Guerrer que tentou reproduzir um experimento que dizia comprovar a influência da mente sobre sistemas quânticos. Nesse link, você encontra a palestra em que o Gabriel Guerrer anuncia os resultados do seu experimento, em que não foi possível observar nenhuma diferença no comportamento dos fótons na presença de pessoas.
Créditos do episódio:
Idealização: Leonardo Guerini e Gláucia Murta
Produção: Gláucia Murta, Leonardo Guerini, Luciane Treulieb, Samara Wobeto e Vitor Zuccolo
Apresentação: Glaucia Murta, Leonardo Guerini e Luciane Treulieb.
Roteiro do episódio: Leonardo Guerini, com contribuições da Gláucia Murta, Luciane Treulieb e Samara Wobeto
Consultoria de roteiro: equipe do podcast Ciência Suja
Edição de som: Leonardo Guerini
Suporte de gravação: Pablo Ruan
Mixagem: Felipe Barbosa
Música original: Pedro Leal David
Identidade visual e as ilustrações de capa: Augusto Zambonato
Mídias sociais: Milene Eichelberger
Site: Daniel M. De Carli
O Q Quântico é produzido dentro de universidades públicas. Contamos com o apoio de diversos funcionários das nossas instituições que contribuíram para que o podcast chegasse ao seu formato final. Agradecemos o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do cluster de excelência “Matter and Light for Quantum Computing” (ML4Q) da Alemanha. E o suporte e infraestrutura da Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf e das rádios da Universidade Federal de Santa Maria.