Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

12 filmes da UFSM que participam do Assimetria

Além das produções da UFSM, curtas produzidos em outras universidades da região Sul do país também fazem parte do Festival Universitário de Cinema e Audiovisual



A primeira edição do Assimetria, Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, ocorre na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nos dias 15 e 16 de maio. A proposta do festival é exibir produções audiovisuais de acadêmicos das universidades da região sul do país, difundindo, assim, o curta-metragem universitário e proporcionando um espaço de reflexão sobre a produção cinematográfica nas instituições de ensino.

A ideia da realização do festival surgiu durante o planejamento do 6º Fórum de Cinema, Arte e Audiovisual, que vem acontecendo em edições semestrais desde 2015. Tanto o Fórum quanto o Festival são iniciativas de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL), e visam pensar em um projeto para criar o curso de graduação em Cinema na UFSM. Segundo Nara Cristina Santos, professora do Departamento de Artes Visuais e uma das organizadoras dos eventos, a criação do curso de Cinema  na UFSM é uma demanda a ser suprida na Universidade: “Os festivais que já aconteceram em Santa Maria são determinantes para a concepção de cidade cultura, e o Assimetria vem para somar neste sentido. No entanto, o fato de que ainda não temos o curso de Cinema aqui é visto, por uma parcela da comunidade, como uma falta na cidade cultura. Estamos trabalhando, desde 2015, junto a uma comissão, para que este curso de graduação seja criado na UFSM”.

Quarenta e seis filmes foram inscritos no Assimetria e, desses, 32 foram selecionados por uma equipe curatorial especializada, com integrantes da UFSM, UFSC, Museu da Imagem e Som de Santa Catarina (MIS-SC), TV OVO e Cineclube da Boca.  Serão premiados o melhor em cada categoria – ficção, documentário e experimental–, além do prêmio do júri popular, que escolherá, através de votação, o melhor filme do evento.

Entre os filmes selecionados que serão exibidos a partir desta terça-feira no Auditório da Multiweb (prédio 67 do campus em Camobi), estão 12 produções de acadêmicos ou egressos da UFSM. Conheça detalhes sobre esses filmes na lista abaixo, produzida pela equipe da Arco.



1- Metamorfose

Metamorfose é um documentário de estilo poético sobre a tatuagem como um mecanismo de expressão do indivíduo através do corpo. O filme aborda temas como expressão visual, identidade e arte e incita um novo olhar sobre a tatuagem, a body art e a body modification. Conduzida pela narração poética, a obra é composta por depoimentos de tatuados e tatuadores, performance artística, videoarte e trilha sonora autoral. .

A diretora de cena Natália Beck é egressa do curso de Comunicação Social – Produção Editorial da UFSM, e produziu o documentário para o seu Trabalho de Conclusão de Curso que foi defendido no 2º semestre de 2017, sob orientação do professor Leandro Stevens.

2- Eu Plural  

Ambientado no campus de Frederico Westphalen da UFSM, o documentário apresenta as realidades e dificuldades de alunos que partem para o interior do Rio Grande do Sul desde outras cidades, de diferentes  regiões do Brasil,  com o objetivo de se formar na profissão sonhada. 

O audiovisual foi produzido por acadêmicas do curso de Jornalismo do Campus de Frederico Westphalen da UFSM, para a disciplina de Cinema e Sociedade, ministrada pela professora Laísa Bisol durante o primeiro semestre de 2017.

3- Mal invisível

Através de entrevistas com profissionais das áreas da Psicologia, Psiquiatria e da Comunicação Social, o documentário atenta para todo o respeito necessário em debater sobre o suicídio e a importância de atrair esse assunto para a agenda pública.

O documentário foi produzido por Tainan Oliveira, acadêmico do curso de Comunicação Social – Produção Editorial, para a disciplina de Produção Editorial em Mídia Audiovisual, sob orientação da professora Aline Dalmolin.

4- Projeto 21: Anastácia

Uma estudante decide mudar a mascote da semana de recepção dos calouros da faculdade, mas isso vai lhe acarretar graves consequências.

Anastácia é um curta-metragem realizado por estudantes do 3° semestre do curso de Produção Editorial da UFSM. A ficcção faz parte do chamado Projeto 21, desenvolvido para a disciplina de Produção Editorial em Mídias Digitais, e tem como objetivo espalhar pelas redes sociais o mistério sobre a origem da personagem Tia Anastácia do Trote, mascote da semana de recepção dos calouros da FACOS (Faculdade de Comunicação Social).

5- Borra de Café

Quem nunca passou por uma situação inusitada na vida? O jovem Italo está prestes a enfrentar uma das mais embaraçosas possíveis.

O grupo de acadêmicos Italo Paulo, Keith Oliveira, e Pedro Amaral, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFSM, produziu este filme de ficção para a disciplina de Produção Criativa de Texto, ministrada pela professora Juliana Petermann no ano passado.

6- D.R.A.G.O

Foto: arquivo de divulgação

O ser em colapso. Silva é só mais um transeunte em crise existencial. A sua relação com um edifício da cidade é o plano de fundo para sua briga interna.

A vontade de fazer um filme sobre o prédio abandonado da Rio Branco levou os acadêmicos Alan Orlando, do curso de Comunicação Social – Produção Editorial, e Pedro Piegas, do curso de História – Licenciatura, a produzirem este audiovisual de ficção.

7- I13.9 

Foto: arquivo de divulgação

Uma ficção sobre a reação do terceiro mundo à catástrofe nuclear.

O diretor de cena Matheus Fighera é acadêmico do curso de Desenho Industrial – Bacharelado da UFSM, e, junto a uma equipe de colaboradores, produziu este curta de ficção para um projeto de Laboratório de Audiovisual do curso.

8- Gostos

Foto: arquivo de divulgação

Somos livres para escolher nossa alimentação. Porém, temos algo em comum: todos nós sentimos fome.

O diretor de cena Genaro Guerra Diaz é acadêmico de Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica, e realizou este filme de ficção como produção independente.

9- Miopia

Foto: arquivo de divulgação

Miopia é um filme de suspense que conta a história de Eduardo em um de seus dias que tinha tudo para ser normal, porém naquela ocasião ele não encontra seus óculos e coisas estranhas começam a acontecer.

O diretor de cena João Victor Ferreira da Silva produziu este audiovisual de ficção para o Laboratório de Audiovisual do curso de Desenho Industrial – Bacharelado da UFSM.

10- 23.ATLAS

“Talvez este troféu não seja amor verdadeiro

Talvez eu tenha feito o suficiente…”

O vídeo experimental foi produzido pelo diretor de cena Pablo Torri, que é acadêmico do curso de Artes Visuais – bacharelado em Desenho e Plástica para a disciplina de Fundamentos de Desenho e Plástica II, em que ele uniu fotos e vídeos para montar o audiovisual.

11- 19 

Foto: arquivo de divulgação

Encontro proporcionado por versos e uma xícara de chá. Assim, ‘19’ busca na leitura desses versos uma experiência audiovisual influenciada pelo ato de tomar o chá, observado de dentro da xícara.

O egresso do curso de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais Calixto Bento produziu este audiovisual experimental como pesquisa do mestrado em Arte e Tecnologia que ele estava realizando.

12- A Bailarina

Foto: arquivo de divulgação

Ao rever objetos do passado, uma menina encontra uma caixinha de música que a envolve em um sonho de infância não realizado: tornar-se uma bailarina. Este é um curta-metragem animado que utiliza a técnica de rotoscopia- ilustração sobre o material gravado.

O audiovisual experimental de animação foi o Trabalho de Conclusão de Curso de Lucas Argenta, acadêmico de Desenho Industrial – Habilitação em Programação Visual, que se graduou no início de 2017, e foi orientado pela professora Débora Aita Gasparetto.

Reportagem: Mayara Souto

Imagens: Divulgação dos filmes

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-3603

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes