Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Frases

“É tão necessário cultivar a esperança como conservar a fé. Essas virtudes se entrelaçam como o ar e o perfume; se completam como o corpo e a alma. Só combate pela defesa de um ideal o homem que tem esperança, esperança nos destinos sagrados de sua gleba, esperança que a semente que plantou hoje crescerá amanhã, transformando-se em farta messe, e frutificará depois como um trigal, em ouro que alimenta”.

(1948)

“Durante quase cinco séculos viveu o Brasil – de costas voltadas para o interior – desprezando três quartos do seu território, troçando os habitantes das cidades dos tabaréus, dos matutos, do Jeca, dos sertanejos e do gaúcho de bombachas. Toda e qualquer tentativa de estabelecimento de núcleos de educação superior em cidades que não capitais era seguida de tenaz crítica, argüía-se falta de mestres, de condições. Por todos esses motivos, o ensino universitário teimara em ser privilégio de ricos ou, ao menos, daqueles que haviam tido a felicidade de nascer em uma capital”.

(1961)

“Para combater as trevas nada é melhor do que acender uma luz. E a universidade de Santa Maria ai está vitoriosa, ninguém poderá mais destruí-la, como um foco brilhante de luz a iluminar o caminho de nossa Pátria no sentido da democracia, a única compatível com a dignidade do homem.”

(1962)

“A universidade pública nos países do terceiro mundo é fundamental para permitir o acesso de pessoas que, de outra forma não poderiam estudar e, também, para a formação de consciências críticas que nos levem a uma civilização melhor.”

(1969)

“O grau de progresso de um povo é avaliado pela percentagem de suas rendas investidas com a educação.”

(1973)

“Sempre defendemos que a educação é o melhor caminho para o desenvolvimento, ou seja, para a autonomia que o Brasil aspira desde o tempo dos inconfidentes.”

(1977)

“A universidade está aí. O desafio foi feito. Não havia outro caminho a ser seguido. Ela foi criada nas melhores condições possíveis. Se isso veio no tempo certo ou não, não me cabe julgar. O fato é que eu pude realizar aquilo que havia sonhado.”

(1985)