O setor de suínos, juntamente com o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, recebeu ainda no final de 2019, cinco fêmeas MO 25C. A aquisição dos animais, faz parte de uma parceria com o colégio, que envolve ainda a construção de uma nova maternidade destinada ao ensino, pesquisa e extensão.
A fêmea MO 25C, desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves e lançada no mercado em 2014, foi obtida a partir do cruzamento entre as raças/linhas Landrace, Large White e Moura. Concebida para alta produtividade da matriz, desempenho zootécnico dos suínos de abate e melhoria na qualidade da carne. É direcionada para sistemas de produção que abastecem supermercados, churrascarias, restaurantes, mercados de produtos curados (presunto, copa, salame) e sistema que produzem carne para indústria. A principal característica é a maciez e cor avermelhada da carne e sua suculência (marmoreio) percebida principalmente nos produtos curados.
Os animais estão alojados em cama sobreposta e o período de gestação será em baias coletivas. Atualmente o desenvolvimento dos animais está sendo acompanhado, com pesagens periódicas e verificação de sinais de cio.
Fêmeas em cama sobreposta no Setor de Suínos.
Foto: Setor de Suínos.