Finep apoia desenvolvimento de equipamento nacional de ressonância magnética nuclear
Publicado em
Foi apresentado nesta quarta-feira, 20/5, no CT2 da Coppe/UFRJ, o Specfit, primeiro equipamento comercial de ressonância magnética nuclear (RMN) totalmente brasileiro. Desenvolvido pela FIT – Fine Instrument Technology, a inovação é um dos destaques da recém-criada linha de pesquisa de RMN aplicada na exploração de petróleo do Laboratório de Tecnologia de Engenharia de Poços e Engenharia Mecânica da Coppe. O Specfit só precisa de um computador com o software instalado para funcionar e tem sido usado inicialmente para estimar o perfil de porosidade de rochas testemunhas em reservatórios.
Na ocasião, foram realizados testes demonstrativos com diferentes amostras de biocombustível. “Com as medições do aparelho, é possível saber se o combustível está adulterado”, explicou Daniel Consalter, gerente de projetos da FIT. O novo equipamento também é capaz de medir a quantidade de açúcar em frutas, de flúor em pastas de dentes, de óleo e umidade em sementes, além de analisar as características do solo em áreas agrícolas, entre outros usos. “O Potencial de aplicação é infinito”, disse Maurício Arouca, coordenador do PPE (Programa de Planejamento Energético da Coppe). Segundo ele, pesou para a aquisição do Specfit pela universidade o fato de o aparelho ter sido desenvolvido integralmente no País: “Todo o suporte que precisarmos será dado por pessoas do Brasil. O acesso e o atendimento são bem mais simplificados”.
Silvia Azevedo, presidente da FIT, destacou que o projeto foi desenvolvido em São Carlos (SP), cidade conhecida como a capital da tecnologia. “Estamos muito orgulhosos de possibilitar a inclusão do Brasil em um seleto grupo de países que dominam esse conhecimento”, ressaltou, acrescentando que hoje essa tecnologia só está disponível em grandes empresas estrangeiras, como Siemens, GE e Samsung. Pela primeira vez no Brasil serão feitas, dentro de um laboratório, aplicações de ressonância para monitoramento e exploração de poços de petróleo. Atualmente, somente a francesa Schlumberger aplica essa técnica na área de exploração. Entretanto, com instrumentos dentro dos poços.
Aqui tem Finep
Um experimento de ressonância é formado por um conjunto de equipamentos. Considerado o “cérebro” do Specfit, o espectrômetro digital é a grande inovação da FIT e contou com R$ 1,8 milhão da Finep em seu desenvolvimento. Batizado de Specfit Console, ele é responsável por controlar sinais e dados que formam um experimento, seja ele para imagens, espectroscopia ou relaxometria – técnicas de análises utilizando RMN. “É o console que comanda todo o equipamento. Ele é, sem dúvida, a parte mais importante”, disse Daniel Consalter.
De acordo com o diretor de Inovação da Finep, Fernando Ribeiro, o financiamento à FIT exemplifica a variedade de instrumentos disponíveis na Finep, o que torna a financiadora capaz de apoiar toda a cadeia de inovação, além de proporcionar a integração entre empresas e universidades: “Um dos nossos objetivos principais é fazer com que esses agentes trabalhem juntos. E conseguimos fazer isso com o Specfit. Apoiamos o desenvolvimento do equipamento e agora ele está sendo usado por uma instituição de pesquisa”.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.