A Aquaponia – produção integrada de peixes com vegetais é uma atividade crescente no mundo e bastante sustentável, visto que pode-se produzir plantas a partir dos resíduos gerados na criação de peixes, com o aproveitamento da água.
O Laboratorio de Piscicultura – campus PM, coordenado pelo professor Rafael Lazzari, está iniciando parceria para projetos de pesquisa, extensão e geração de tecnologias e produtos na área com a empresa Benfica AgroEngenharia (Triunfo-RS), presidida pelo Engenheiro Tafarel Sá, vice Presidente da Associação Brasileira de Aquaponia – ABA. Esta empresa desenvolve a Aquaponia com ênfase na produção de tomates integrada a produção de peixes.
A equipe do Laboratório visitou a empresa, onde foram alojados peixes para um projeto piloto, no inverno, sobre a introdução do jundiá como opção na produção para gerar nutrientes para a produção de tomates. Segundo o proprietário, Tafarel Sá, o objetivo da ação é fazer um acompanhamento do crescimento dos peixes, como alternativa ao ciclo de inverno e também o impacto na nutrição dos tomates produzidos em Fertiirrigação no sistema AQUATOMATES.
Está sendo preparado um acordo de Cooperação Técnica entre a UFSM e a empresa, de forma a possibilitar as atividades e o intercâmbio de conhecimento e espaço para estágio para alunos de graduação do curso de Zootecnia (campus-PM) e projetos interdisciplinares envolvendo a Pós-Graduação voltados à economicidade e manejos no sistema. Além disso, no mês de maio, será realizada uma live, com apoio do PPGAGR, sobre o tema.