Pesquisa
A procura por alternativas de solução para problemas de tráfego e mobilidade urbana, como acidentes ou a baixa fluidez no tráfego urbano das grandes cidades vem se tornando cada vez mais uma preocupação da gestão pública, uma vez que o aumento dos acidentes e congestionamentos impacta direta ou indiretamente na qualidade de vida e produtividade dos usuários. A simulação é uma ferramenta capaz de reproduzir diversos cenários reais de tráfego, e é amplamente usada na elaboração de estudos e desenvolvimento de projetos em engenharia de transportes. Os modelos de simulação são especialmente úteis quando as estratégias em análise exigem novas construções ou investimentos onerosos. Através deste projeto, pretende-se modelar, em ambiente de simulação, todos os usuários das vias de uma cidade, bem como suas interações. Assim, será possível analisar fluxos de tráfego esperados, planejar serviços de transporte público e desenvolver estratégias e soluções avançadas de transporte. Propõem-se como estudo de caso inicial a cidade de Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.
Com a iminente inserção de veículos autônomos no mercado automobilístico, fica evidenciado a crescente necessidade de estudar o impacto desses dispositivos nos sistemas viários. E, através desses estudos, propor novas soluções para melhorar os sistemas de transporte. Os carros autônomos em miniatura destinam-se a facilitar a pesquisa e o desenvolvimento no domínio de veículos autônomos. Os algoritmos desenvolvidos para as tarefas de percepção, navegação e controle nessas plataformas permitem rápida implementação e teste em cenários semelhantes ao mundo real. Neste projeto de pesquisa, é proposto o desenvolvendo de carros na escala 1/10, no qual o veículo pode navegar em uma pista de testes – emulando cenários reais. Através deste projeto, pretende-se obter conhecimentos na área de veículos autônomos, e investigar os impactos que este tipo de veículo tem sobre o tráfego e as vias em que estão inseridos.
Extensão
Com a iminente inserção de veículos autônomos no mercado automobilístico, fica evidenciado a crescente necessidade de estudar o impacto desses dispositivos nos sistemas viários. E, através desses estudos, propor novas soluções para melhorar os sistemas de transporte. Como no Brasil os veículos autônomos ainda são uma novidade pouco conhecida, se faz necessário fomentar uma discussão sobre esta tecnologia e seus impactos na mobilidade urbana. Ainda, os próprios conceitos de mobilidade urbana precisam de maior destaque nos debates com a comunidade. Por essa razão, o presente projeto de extensão tem por objetivo fomentar o conhecimento sobre veículos autônomos através da interação de crianças, adolescentes e adultos com ambientes lúdicos de simulação de mobilidade urbana e veículos autônomos. Através de atividades lúdicas que envolvem a construção de cidades modulares impressas em 3D na escala 1/10, espera-se promover o debate sobre a utilização do espaço público, da mobilidade urbana, da tecnologia nos transportes e o futuro das cidades. O projeto se justifica ao convidar alunos de escolas e a comunidade em geral para discutirem sobre o futuro das cidades através de atividades lúdicas e debates sobre veículos autônomos e mobilidade urbana. Espera-se promover uma discussão qualificada sobre a mobilidade urbana no Brasil em geral e particularmente em cidades de pequeno e médio porte no interior do Brasil, e os potenciais impactos da inserção de veículos autônomos em nossas cidades.