Esta pesquisa visa estabelecer uma relação entre diferentes tipos de ambiente virtual e diferentes maneiras de exibição destes ambientes, de forma a qualificar o uso de ambientes virtuais para a avaliação de propostas de projeto urbano ainda em sua concepção.
Para tanto, irá qualificar diferentes métodos de representação do ambiente, como modelagem por malha, modelagem por nuvem de pontos, fotoesferas e fotos sequenciais, além de diferentes maneiras de apresentar os ambientes virtuais aos potenciais usuários, como passeios virtuais, ambiente virtual apresentado em tela e ambientes virtuais imersivos.
Adota como objetos de estudo espaços abertos de uso público, utilizando análises estatístias para relacionar ambientes reais aos ambientes virtuais e buscará estabelecer uma relação entre o tipo de ambiente virtual, o método de apresentação e a qualidade da resposta obtida por cada método.
Resultados desta pesquisa servirão de base para a ampla utilização de ambientes virtuais como ferramenta de projeto de espaços públicos, sendo de grande utilidade à gestores, planejadores e projetistas do espaço urbano.