Ir para o conteúdo Milpa Ir para o menu Milpa Ir para a busca no site Milpa Ir para o rodapé Milpa

Disciplina bilíngue discute Comunicação, Antropoceno e contexto de crise climática

Neste segundo semestre de 2024, o Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM oferece disciplina eletiva dedicada a pensar a pesquisa e as práticas comunicacionais diante do cenário de emergências socioambientais na América Latina.

A disciplina Estudos Avançados III – Comunicação, Antropoceno e Crise Climática tem carga horária de 30 horas e funcionará nas quintas-feiras, entre 13h30 e 15h30, na modalidade remota e em dinâmica bilíngue (português e espanhol). Os encontros iniciam em 12 de setembro e seguem até dezembro. Acolherá estudantes de mestrado e de doutorado do POSCOM, de outros programas de pós-graduação da UFSM ou de outras Universidades.

Estudantes regulares do POSCOM devem fazer sua matrícula conforme os procedimentos usuais. Estudantes de outros programas ou de outras Universidades, interessados em cursar a disciplina como Aluno Especial, podem solicitar sua matrícula conforme calendário da UFSM (saiba mais). Informações complementares podem ser obtidas pelo e-mail poscom@ufsm.br.

O professor Reges Schwaab, docente permanente da linha de Mídias e Identidades Contemporâneas do POSCOM, e coordenador do milpa – laboratório de jornalismo (CNPq/UFSM), é o responsável pela disciplina. Reconhecer abordagens críticas e proposições de distintos saberes, especialmente os debates emergentes diante do Antropoceno, é um dos objetivos da proposta. Além disso, as atividades buscam fomentar conversações sobre a produção de conhecimento em Comunicação no contexto das Humanidades Ambientais e frente ao cenário de crise climática.

Os distintos tópicos de estudo incluem novos vocabulários, as interseccionalidades e o reconhecimento da transversalidade do ecológico, com foco em pensar a criação, a investigação e a coexistência de modos de narrar o Antropoceno. Busca, ainda, trabalhar a pluralidade de mundos e a capacidade de imaginar futuros possíveis a partir do contexto latinoamericano.

Saiba mais: