Em evento híbrido, dia 24/4, pesquisadora falará sobre a proposta do livro “Antropoceno: da crise climática à crise de pensamento”
Maria Petrucci: “Pois, talvez mais do que tudo, o Antropoceno é sobre a percepção de que práticas políticas, gestos criativos, seleções ecológicas, histórias, conceitos, formulações, territórios, em suma, maneiras de dizer, explicar e habitar o mundo fazem um mundo”. Imagem: Ed. Contratempo.
A série Futuros Possíveis – Encontros de Pesquisa abre sua programação de 2024 na próxima quarta, dia 24 de abril, às 15h30. O projeto recebe a escritora e pesquisadora Maria Petrucci, que lançou, em março passado, o livro Antropoceno: da crise climática à crise de pensamento (Ed. Contratempo).
O encontro será em formato híbrido. Presencialmente, na Sala de Reuniões do campus da UFSM Frederico Westphalen, sem necessidade de inscrição prévia. Para participar via Google Meet, é necessária inscrição até às 20h do dia 23 de abril (link abaixo).
No livro, Maria Petrucci propõe uma aproximação detalhada e pertinente ao conceito de Antropoceno, debatido por várias áreas do conhecimento, das humanidades às ciências naturais, sobre a possível “nova época da Terra”, que nos convida a questionar nossas práticas e, especialmente, imaginar novos modos de vida.
A série “Futuros Possíveis” promove reuniões quinzenais com o objetivo de estudar e debater proposições de pensadores e de pesquisadores contemporâneos, de distintos campos de conhecimento. As perspectivas centrais de estudo compreendem abordagens sobre a Comunicação diante do Antropoceno e das Mudanças Climáticas.
A atividade tem coordenação dos professores Reges Schwaab e Cláudia Herte de Moraes, com a participação direta de seus orientandos, bolsistas e voluntários de projetos de pesquisa, ensino e extensão, e também de estudantes interessados/as, independente do semestre e curso. A iniciativa é uma colaboração do milpa e do projeto de extensão “Mão na Mídia”.
Para estudantes, a participação é certificada. Outras informações: milpa@ufsm.br.