Editora NEPFil lança coletânea sobre memória e imaginação

A editora NEPFil lançou a coletânea Textos selecionados sobre memória e imaginação, editada por Danilo Fraga Dantas.

A obra é constituída por traduções de verbetes sobre mnemicidade da Stanford Encyclopedia of Philosophy. Os tradutores fizeram ou fazem parte de alguma das encarnações do MemLab:

• Fabrício Dutra
  • Susie Kovalczyk dos Santos
  • Arthur Silva Fachi
  • Vitor Rodrigues de Almeida
  • Gabriel Zaccaro
  • Jonathas Kilque Villanova
  • Marcos Panciera

Eis Danilo na Introdução da coletânea:

“Ainda durante o mestrado, conheci César Schirmer dos Santos, que, na época, fazia doutorado sobre a metafísica da memória. Ao voltar do doutorado, tive a oportunidade de fazer um estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde, César chefia o Laboratório de Filosofia da Memória. Os tradutores dos verbetes que compõem este volume são estudantes da UFSM, sendo que alguns deles participam do laboratório de César. Foi na UFSM que eu tive a oportunidade de tomar pé do atual estado de coisas na pesquisa sobre memória. E, como as paixões antigas não nos deixam facilmente, tive um forte impulso de voltar a tratar do assunto. Lá, também tive a oportunidade de participar do Santa Maria-Grenoble Memory Workshop, junto a César e alguns participantes de seu laboratório, onde tive a oportunidade de conhecer Kourken. Neste workshop, tentei aproveitar os ventos que sopravam para meu lado e recauchutar algumas de minhas ideias do mestrado. Desde então, considero-me, novamente, interessado na filosofia da memória e da imaginação. A publicação deste volume é um compromisso escrito de meu interesse reformado na memória.”

A coletânea pode ser baixada de graça no site do NEPFil.