O MemLab convida a todos para participar do workshop Engenharia Conceitual: Método e Aplicações na Filosofia da Memória, o qual ocorrerá no dia 18 de dezembro, quarta-feira, a partir das 13:30, no Prédio 74a do CCSH-UFSM, Sala 2323 (Sala de Conferências do Departamento de Filosofia da UFSM).
A engenharia conceitual – também chamada de ética conceitual e de semântica normativa – é uma metodologia filosófica que lida com a avaliação e revisão do nosso repertório conceitual. Sua característica central é ser uma proposta normativa: em vez de apenas descrever os conceitos que atualmente utilizamos, a engenharia conceitual busca prescrever quais conceitos deveríamos ou não empregar nos debates e práticas filosóficas. As principais motivações por trás de tal prescrição são as ideias de que os conceitos que usamos influenciam profundamente a forma como pensamos e agimos, bem como a possibilidade de que o repertório conceitual de que dispomos atualmente pode não ser o mais adequado para atingir os fins teóricos ou práticos que desejamos atingir. Assim, a engenharia conceitual pode ser compreendida como uma ferramenta valiosa para aprimorar nosso discurso e pensamento.
Este workshop é uma iniciativa de membros do Laboratório de Filosofia da Memória (MemLab) e tem como objetivo indagar o que é a engenharia conceitual e como essa abordagem metafilosófica pode contribuir no debate filosófico contemporâneo, em particular no debate sobre a memória.
As inscrições podem ser realizadas através do QR code disponível no Banner ou através deste link. Para maiores informações, envie um email para jonathaskv@gmail.com ou martin.kolberg@acad.ufsm.br.
Programação:
13:30 – 14:30
Apresentação 1: Engenharia Conceitual: Motivações e Método.
Palestrante: Jonathas Villanova (UFSM)
14:30 – 15:30
Apresentação 2: Projetando Conceitos a Partir de Metáforas da Memória.
Palestrante: Martin Kolberg (UFSM)
15:30 – 15:40
Intervalo
15:40 – 16:40
Apresentação 3: Memórias Autobiográficas: Uma Aplicação do Método de Engenharia Reversa.
Palestrante: Gabriel Zaccaro (UFSM)
16:40 – 17:40
Apresentação 4: Relendo Debates Como Se Fossem Negociações Metalinguísticas: Causalismo, Simulacionismo, e (Des)Continuísmo em Filosofia da Memória.
Palestrante: César Schirmer dos Santos (UFSM)
Texto de Jonathas Kilque Villanova e César Schirmer dos Santos