Os cursos de oboé e fagote da UFSM foram criados durante a expansão universitária proporcionada pelo REUNI. Estão entre os poucos cursos universitários de oboé e fagote sediados em uma cidade do interior no Brasil. Atualmente contam com dois professores especialistas, que também atuam em outras áreas da música, seja em disciplinas teóricas ou práticas. Contam com alunos de graduação e pós-graduação (lato sensu), além de extensionistas e alunos de outros cursos da Música nas disciplinas de prática de performance. Professores e alunos tem se apresentado regularmente na UFSM, em seus diversos campi, bem como em eventos no Brasil e exterior.
Entre as atividades desenvolvidas até aqui destacam-se as seis edições dos Encontros de Oboé e Fagote da UFSM. Estes eventos têm atraído professores e alunos de outras universidades do Brasil e exterior, incluindo Argentina, Uruguai, Chile, México, Costa Rica, Canadá e Suíça. Foram realizadas diversas estreias mundiais de obras durante os recitais realizados nos eventos. Também houve lançamentos de CDs e livros por artistas convidados. O evento também conta com a apresentação de trabalhos científicos de professores e alunos.
O LPD ocupa a sala 303 do prédio Anexo ao prédio 40b.
Objetivos do laboratório:
Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados aos cursos de graduação e pós-graduação de oboé e fagote da UFSM, contribuindo para a pesquisa sobre a música, história, ensino dos instrumentos e criando materiais de ensino em português. Contribuir com a pesquisa na área de performance musical. Realizar os Encontros de Oboé e Fagote da UFSM em período anual. Estabelecer convênios com outras universidades no Brasil e exterior. Divulgar os cursos de oboé e fagote junto a comunidade.