Ir para o conteúdo LINCE Ir para o menu LINCE Ir para a busca no site LINCE Ir para o rodapé LINCE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UNITI-LINCE

Os serviços disponibilizados pela UNITI-LINCE, e que podem ser solicitados pela comunidade acadêmica do CE, compreendem em suma o atendimento ao usuário, avaliações de equipamentos para fins de recolhimento, formatações dos computadores patrimoniados do CE, empréstimos de equipamentos para servidores Técnicos Administrativos em Educação e Professores (webcam, projetor, notebook e outros) e a gestão dos laboratórios de informática.

Serviços disponibilizados
  • Os atendimentos ocorrem perante solicitação da comunidade acadêmica do CE (Servidores Docentes, Servidores TAEs e Discentes);
  • A realização do atendimento ocorre em equipamentos de Patrimônio da UFSM, ou seja, o LINCE não presta assistência a equipamentos pessoais;
  • Para a realização do atendimento o responsável pelo chamado deve permanecer no local durante todo o atendimento.

O atendimento pode ser solicitado:

  • Presencialmente na UNITI-LINCE, sala 3238C;
  • Por telefone, ramal 8190; ou
  • Por email, uniti-lince@ufsm.br.

Funcionamento:

  • Quando o usuário relata um problema ou solicita uma orientação, a equipe do LINCE avalia se esta demanda pode ser atendida imediatamente ou se, devido a complexidade ou a indisponibilidade da equipe, a solicitação demanda de um agendamento ou redirecionamento (CPD, LAMI).

Em suma, os atendimentos compreendem:

  • Auxiliar na instalação e utilização de equipamentos de TI;
  • Auxiliar na instalação e atualização de softwares, desde que sejam originais, com suas respectivas licenças, ou livres;
  • Auxiliar e incentivar, de forma permanente, o uso de Softwares Livres ou originais.

Por padrão, as avaliações ocorrem perante agendamento e são o primeiro procedimento antes da realização de formatação ou elaboração de Laudo para fins de recolhimento. 

Para realizar uma solicitação de Laudo Técnico a um equipamento de TI com fins de recolhimento, acesse: Laudo de Técnico de TI

  • As formatações ocorrem mediante solicitação do usuário.
  • Por padrão, a formatação é feita em dual boot, com os Sistemas Operacionais Windows e Linux (para isso é necessário que a licença do Windows seja original). 
  • Quando as características do equipamento não condizem com os requisitos mínimos para o Sistema Operacional Windows, apenas o Linux é instalado.
  • Caso o equipamento tenha licença original do MSOffice 2019 (única versão que pode ser reutilizada), o MSOficce será reinstalado. Para licenças mais antigas a reutilização não é possível devido a políticas de atualização da Microsoft, para estas situações será instalado o Libre Office;

Solicitação de formatação:

  • O responsável pelo  equipamento deve solicitar a formatação por e-mail informando o patrimônio do equipamento.

Backup:

  • No ato da formatação, todas as informações constantes na máquina serão apagadas. Por isso, o usuário é responsável por salvar seus dados (backup) antes da formatação, caso seja de seu interesse.

Alguns equipamentos como webcam e projetor possuem disponibilidade para empréstimo na UNITI-LINCE. 

Quem pode solicitar o empréstimo:

Servidores Técnicos Administrativos em Educação e Servidores Docentes, perante preenchimento do termo de responsabilidade.