O Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto ( LGSR) visa promover o ensino, pesquisa e extensão de assuntos relacionados a Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas, VANTs-Drones e Análise Ambiental no norte/noroeste do RS/Brasil. Com isso, podemos prover informações de natureza sócio-ambiental, conceber, desenvolver e executar atividades ligadas à pesquisa científica, tecnológica e à formação e capacitação de pessoal, tendo em vista a promoção da modernização e desenvolvimento dos diversos segmentos produtivos do Estado.
Integrante da Universidade Federal de Santa Maria, sediada no campus de Frederico Westphalen, vinculada ao Departamento de Engenharia Florestal – DEF e dentro de sua estrutura contam com os Laboratórios de Geoprocessamento, Inciação científíca, Pós-graduação e gabinetes. Toda estrutura foca na capacitação, desenolvimento e extensão.
O LGSR atende demandas dos cursos de graduação (Engenharia Florestal, Agronomia e Engenharia Ambiental), pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Agricultura e Ambiente – PPGAAA; Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia e Ambiental– PPGCTA; e Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGEO) e de entidades públicas e privadas. A finalidade é fornecer soluções associadas a geotecnologias nas mais diversas áreas de aplicação.