Ir para o conteúdo LEM Ir para o menu LEM Ir para a busca no site LEM Ir para o rodapé LEM
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Encontros Musicais: Instrumentos

A série Instrumentos Musicais surgiu com o propósito de auxiliar professores da rede básica de ensino no contexto das aulas remotas, em período de pandemia. Posteriormente, outras intenções ganharam forma e o material foi reelaborado, aprofundado e roteirizado, chegando ao público leitor a partir de podcasts e fascículos impressos. 

Nesta 1ª edição, a coleção conta com 15 podcasts/fascículos, contemplando instrumentos das famílias das  cordas, madeiras, metais e teclados. Cada instrumento possui um podcast e material complementar em forma de livro, contendo, de modo conciso, um referencial histórico, um rico e variado repertório, e alguns expoentes do instrumento, tornando fácil transpor em poucas páginas a distância de séculos, tudo conduzido de forma visual e atraente. A coleção de fascículos que compõem o material gráfico, conta com QR Codes para acessos aos podcasts, além de produções cuidadosamente selecionadas como repertório complementar, em áudio e vídeo, a partir dos quais professores e estudantes poderão acompanhar essa experiência sonoro-visual de forma mais participativa.

Instrumentos Musicais tem como proposta produzir encantamento aos ouvintes-leitores, convidando-os a emergirem no fantástico mundo da música e de seus instrumentos. Nosso convite é para que crianças, adolescentes e interessados adentrem ao à área de Música  a partir dos instrumentos, com fotos e imagens representativas, e com repertórios diversos, reconhecendo sua presença em todo o mundo, trazendo inspiração aos jovens ouvintes-leitores.

No que tange à Música em sala de aula, o material foi pensado, em especial, para as etapas do Fundamental II e do Ensino Médio, da Educação Básica. Somado aos podcasts e fascículos, a coleção conta com material de apoio aos docentes, trazendo vinculações com a BNCC e sugestões para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula.

Nosso desejo é de que cada ouvinte-leitor desfrute deste encontro com ouvidos e olhos atentos. Até mais!

Fascículo/Episódio

Autoras da Série

WhatsApp Image 2025-04-12 at 21.46.40

Luciane Wilke Freitas Garbosa

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na/com formação musical e pedagógico-musical de professores – Pedagogia e Música-Licenciatura. Doutora em Música – Educação Musical, pela UFBA (2003), com pesquisa sobre livros didáticos em comunidades teuto-brasileiras do início do século XX. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela UNICRUZ (1997) com pesquisa sobre a História da Educação Musical no/do Brasil. Bacharel em Música – Piano, pela UFSM (1994). Atuou como Editora da Revistas da ABEM, Revista Música na Educação Básica e foi Presidente do Conselho Editorial da ABEM. É vice-líder do grupo FAPEM (CNPq). Coordena o PIBID Música e Pedagogia (UFSM) e está vinculada ao projeto UFSM em REDE (MEC/UFSM), coordenando o CRIAMUS, comunidade dedicada à produção de materiais pedagógicos na área de Música – Educação Musical.

DRD-24-97867

Beatrís Schmidt Faraco Mengarda

Mestra em Educação (UFSM, 2024) na linha Educação e Artes, com pesquisa sobre o ensino de música no método Montessori. Pós-graduada em Educação Musical (FAVENI, 2025) e graduada em Música – Licenciatura (UFSM, 2022), é habilitada para atuar na educação infantil, ensino fundamental e médio. Desde 2018, leciona Musicalização Infantil na Escola Eu Adoto Montessori, onde assumiu a orientação pedagógica em 2024. Atua no Centro de Educação Musical – Musiartes desde 2021, ministrando aulas de musicalização, iniciação instrumental e técnica vocal, onde foi coordenadora pedagógica durante o ano de 2022. Participa dos grupos de pesquisa FAPEM e Narramus, e integra o projeto UFSM em REDE (MEC/UFSM), contribuindo como professora conteudista no grupo CRIAMUS, com a produção de materiais didáticos para Educação Musical, e como professora-formadora, ministrando oficinas de formação musical e pedagógico-musical para docentes.

WhatsApp Image 2025-04-14 at 09.06.59

Thaynara Lima Lessing

 

Possui formação técnica para atuação como docente na Educação Infantil e Anos Iniciais. Graduada em Música – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2022) e pós-graduada em Musicoterapia – FAVENI (2024). Mestre em Educação pela UFSM (2024), onde cursa o doutorado em Educação, na linha de pesquisa Educação e Artes. É professora de Música e ministra oficinas de formação musical e pedagógico-musical para docentes. É membro do grupo FAPEM (CNPq) e participa do projeto UFSM em REDE (MEC/UFSM), contribuindo como professora conteudista no CRIAMUS, voltado à produção de materiais pedagógicos.

image (3)

Letícia de A. Echer Dal’Carobo

Graduada em Música – Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como professora de música há 13 anos e é diretora e co-fundadora da Musicale – Escola de Música e Musicoterapia. É pós-graduada em Intervenções Precoces no Autismo pelo CBI of Miami e na pós-graduação em Musicoterapia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Propostas Didáticas - sugestões de uso do material

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.