Exposição Fragmentos da História do Rio Grande do Sul: Os Metais do LASCA
Que tal conhecer um acervo que resulta de diversas atividades de escavação e coleta arqueológica ao longo de 40 anos de existência de projetos de Arqueologia da UFSM? Essa é a proposta da exposição “Os metais do Lasca”, que inaugurou na segunda-feira, 16 de setembro de 2024.
O material está exposto na própria sede do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA), localizada na Avenida Floriano Peixoto, nº 1176 (na antiga casa da Assistência Judiciária), no centro de Santa Maria. A entrada para visitação é gratuita.
O Horário de visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08h as 12h e das 13h as 17h.






As aulas do Curso Arte Pré-Histórica: métodos, técnicas, documentação e arqueometria estarão disponíveis no botão abaixo.
The APHELEIA Conference Serie 2025

A Associação Internacional Apheleia é uma rede de pesquisa, inovação e desenvolvimento, criada em 2014 com o apoio da Comissão Europeia. A Rede trabalha sobre o contributo específico das Humanidades para a gestão territorial e a sustentabilidade, tendo desde o início a colaboração de pesquisadores do Brasil, designadamente da UNESC e da UFSM. Membro do Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas, contribuiu de forma decisiva para a concepção e criação do novo programa da UNESCO, BRIDGES, sobre Humanidades e sustentabilidade.
Sobre o evento: trata-se de uma série de conferências quinzenais remotas abertas a participantes externos com interesse em novas abordagens para processos culturais. O ciclo de conferências começou em 16 de janeiro e o próximo encontro será com Nuno Guimarães Costa, em 30 de janeiro, às 16h.
O Coordenador do LASCA, Prof. Dr. André Ramos Soares, é associado ao APHELEIA.

Missão
A missão do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA) é promover a interação da sociedade com o patrimônio arqueológico por meio da preservação, pesquisa e comunicação dos bens arqueológicos sob a guarda da UFSM.
Visão
Ser uma instituição de referência na preservação, pesquisa e comunicação de bens arqueológicos na região central do Rio Grande do Sul.
Objetivos específicos:
I – Realizar e apoiar projetos de pesquisa arqueológica;
II – Promover ações de conservação e documentação do acervo arqueológico;
III – Realizar exposições visando a comunicação do acervo e do conhecimento científico produzido pelas pesquisas arqueológicas;
IV – Realizar atividades de educação patrimonial que estimulem o pensar crítico em relação à preservação e valorização do patrimônio arqueológico.