Notícias
Confira abaixo algumas imagens relacionadas as atividades de Escavação Arqueológica no Jardim do Museu Gama d'Eça, realizada pelo Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas.


















O Observatório de Patrimônio, Lugares, Humanidades e Artes da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu - AUGM convida a todos a participar do 1º Webinário com o tema Ferramentas Digitais para a Gestão e Difusão do Patrimônio Cultural.
Quinta-feira, 10 de julho · 1:00 – 2:00pm – 13 HORAS- FUSO Brasília
Fuso horário: America/Sao_Paulo
Como participar do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/oud-ifpm-tjk






Exposição Fragmentos da História do Rio Grande do Sul: Os Metais do LASCA
Que tal conhecer um acervo que resulta de diversas atividades de escavação e coleta arqueológica ao longo de 40 anos de existência de projetos de Arqueologia da UFSM? Essa é a proposta da exposição “Os metais do Lasca”, que inaugurou na segunda-feira, 16 de setembro de 2024.
O material está exposto na própria sede do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA), localizada na Avenida Floriano Peixoto, nº 1176 (na antiga casa da Assistência Judiciária), no centro de Santa Maria. A entrada para visitação é gratuita.
O Horário de visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08h as 12h e das 13h as 17h.

Missão
A missão do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA) é promover a interação da sociedade com o patrimônio arqueológico por meio da preservação, pesquisa e comunicação dos bens arqueológicos sob a guarda da UFSM.
Visão
Ser uma instituição de referência na preservação, pesquisa e comunicação de bens arqueológicos na região central do Rio Grande do Sul.
Objetivos específicos:
I – Realizar e apoiar projetos de pesquisa arqueológica;
II – Promover ações de conservação e documentação do acervo arqueológico;
III – Realizar exposições visando a comunicação do acervo e do conhecimento científico produzido pelas pesquisas arqueológicas;
IV – Realizar atividades de educação patrimonial que estimulem o pensar crítico em relação à preservação e valorização do patrimônio arqueológico.