Ir para o conteúdo LAGEOLAM Ir para o menu LAGEOLAM Ir para a busca no site LAGEOLAM Ir para o rodapé LAGEOLAM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

O Laboratório de Geologia Ambiental iniciou suas atividades no ano de 1995, coordenado pelo prof. Luís Eduardo de Souza Robaina, com o objetivo de agregar professores/pesquisadores que desenvolvem atividades nas áreas de diagnóstico ambiental e geologia aplicada. Desde então, o laboratório tem buscado se consolidar através da integração de trabalhos, qualificação de sua infra-estrutura e estabelecimento de convênios.

Na área de ensino o laboratório tem contribuído em várias áreas do conhecimento através da docência para os cursos de Geografia Bacharelado e Licenciatura, Química Industrial e Licenciatura, Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia Florestal.
Vários alunos desenvolvem trabalhos de final de curso de graduação e de pós-graduação em nível de especialização e mestrado junto ao laboratório. Trabalhos na área de extensão têm ocorrido junto às escolas da região central do Rio Grande do Sul, onde são proferidas palestras e amostras de educação ambiental. Além disso, dispõe de uma amostra permanente de rochas e minerais, recebendo visitas de escolas de todo o Estado.
A pesquisa tem se constituído na prioridade do laboratório. Atualmente estão sendo desenvolvidos vários trabalhos com apoio de diversas instituições de fomento, como FAPERGS e CNPq. Conta atualmente com vários bolsistas de iniciação científica FIPE/UFSM, FIEX/UFSM, PROLICEN/UFSM, FAPERGS e PIBICIC/CNPq, executando trabalhos de campo e de laboratório. Os primeiros alunos formados têm mostrado aspectos bastante positivos, pela reconhecida qualificação no mercado de trabalho.
O resultado das pesquisas desenvolvidas são apresentados nos encontros científicos. Os professores e alunos que desenvolvem atividades no laboratório têm participado dos encontros nacionais e internacionais da área de Geologia de Engenharia e Ambiental, de Geomorfologia e de Geografia Física.
Muitos estudantes dão continuidade aos seus trabalhos de pesquisa iniciados no laboratório, ingressando em cursos de Pós-Graduação em outros Departamentos e instituições, como na linha de Sensoriamento Remoto junto ao Centro de Ciências Rurais/UFSM; em Saneamento Ambiental, junto ao Centro Tecnológico/UFSM e; em nível de mestrado e doutorado em Geografia em outras universidades como a UFRGS e a UFSC.
As pesquisas desenvolvidas no LAGEOLAM concentram-se em duas vertentes. A primeira está associada com o mapeamento geológico-geomorfológico e à análise dos processos erosivos relacionados a dinâmica superficial no Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta linha de pesquisa, os trabalhos desenvolvidos buscam, dentro da temática dos processos erosivos e sua relação com a dinâmica superficial, a elaboração de um mapeamento geoambiental da bacia hidrográfica do Rio Ibicuí.
A segunda linha de pesquisa está relacionada ao estudo da problemática das áreas de risco e dos desastres naturais em áreas urbanas do Rio Grande do Sul. Estes trabalhos buscam realizar o mapeamento e a análise de áreas de risco geomorfológico, com destaque para as cidade de Santa Maria e Porto Alegre. Também estão sendo realizados levantamentos de desastres já ocorridos em cidades do Rio Grande do Sul.
As novas metas estão relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas com outras instituições como a Universidade Federal de Tocantins e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade da Região da Campanha.