Ir para o conteúdo LAGEOLAM Ir para o menu LAGEOLAM Ir para a busca no site LAGEOLAM Ir para o rodapé LAGEOLAM

Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR – Santa Maria/RS)

Pesquisadores do Laboratório de Geologia Ambiental iniciaram, no dia 10 de março de 2024, suas pesquisas para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Santa Maria/RS.

Desde que o convite foi feito pelas Secretaria de Periferias do Ministério das Cidades, em julho de 2023, o grupo de pesquisadores do LAGEOLAM faz parte do  Projeto Multicêntrico de Pesquisa-Ação e Inovação, visando a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos do município de Santa Maria. O trabalho está sendo executado por uma equipe técnica composta pelos professores da Universidade Federal de Santa Maria: Andréa Valli Nummer, Luís Eduardo de Souza Robaina, Romário Trentin e Rinaldo Barbosa Pinheiro, com a participação de bolsistas de graduação e pós-graduação: Antonio Von Ende Dotto, Juliane dos Santos Pinto, Maria Giovanna Torquato Faustino e Marco Antônio Rosa Soares.

O Plano Municipal de Redução de Riscos é um documento de suma importância frente aos desastres sociambientais, sendo um instrumento de prevenção, mitigação e resposta aos desastres e suas consequências. Em decorrência da situação climática atual, a elaboração de um PMRR completo e eficiente é imprescindível para os todos os municípios.

A elaboração do PMRR também terá o apoio do Comitê Gestor de Redução de Risco de Desastres (CGRRD), criado no dia 05 de março de 2024, através decreto Nº 57, da Prefeitura Municipal de Santa Maria. O Comitê é composto por representantes das seguintes Secretarias/Órgãos:

O grupo de pesquisadores irá trabalhar 11 áreas de riscos presentes em 6 bairros do município de Santa Maria, sendo eles:

Durante os 18 meses previstos para a elaboração do trabalho, estão sendo realizadas oficinas e trabalhos de campo, afim de avaliar os perigos e a vulnerabilidade dos locais de estudos, principalmente em relação aos eventos de inundação e movimentos de massa.

A participação da comunidade é de grande importância para o projeto, considerando que os moradores possuem conhecimento acerca do local em que vivem. As oficinas permitem que a população seja ouvida e que novas informações sejam trocadas, estimulando uma comunidade ativa e participativa frente às questões que os atinge, e ainda possibilita que os pesquisadores se familiarizem com a realidade do local de estudo, entendendo seus processos físicos e sociais.

Os trabalhos de campo estão sendo executados a fim de identificar, classificar e localizar a vulnerabilidade das habitações e seus respectivos perigos em relação aos eventos suscetíveis. Essa etapa permite o conhecimento técnico dos setores de risco e a elaboração do mapeamento, etapa que iniciou em maio de 2024,

Como produto do Plano Municipal de Redução de Riscos, os pesquisadores ainda irão, a partir do mapeamento das áreas de risco e das análises das realidades locais, elaborar propostas e projetos de medidas preventivas e de mitigação de desastres, compatíveis com cada área em questão.

Além da grande importância do trabalho gerado para o município com a elaboração do PMRR, o projeto e a parceria entre o Ministério das Cidades, a Secretaria de Periferias e a Universidade também explora o aprimoramento de métodos de mapeamento e análise de riscos. A união dos objetivos, quando alcançados, vão possibilitar um avanço da metodologia de elaboração dos PMRRs, a formação de profissionais qualificados e eventuais atualizações de políticas públicas do município. Ao final, a meta é atender as demandas da sociedade local no enfrentamento dos desafios climáticos observados, gerando uma sociedade mais resiliente.